Como vender mais no e-commerce com links patrocinados

AUTOR

yuriarea51

PUBLICADO EM

26 de setembro de 2022

Links patrocinados são aliados para vender mais no e-commerce. Eles se destacam nos resultados da busca do Google para levar mais visitantes até o seu site, exatamente quando eles estão querendo resolver alguma dúvida ou necessidade.

Esse tipo de anúncio é um dos mais tradicionais do marketing digital. Nos seus primeiros anos de existência, o Google já tinha links pagos por anunciantes que queriam promover seu negócio na internet. Portanto, não estamos falando de algo novo. Porém, são poucas as empresas que realmente sabem usar links patrocinados e ter resultados com a publicidade no buscador.

Por isso, criamos este artigo para você entender o que são links patrocinados e como pode aumentar as conversões do seu e-commerce com esse tipo de anúncio. Siga conosco para saber!

O que são links patrocinados?

Links patrocinados são um tipo de publicidade digital em que o anunciante paga para exibir seus anúncios em posições de destaque nos buscadores, principalmente o Google. Esses anúncios são formados apenas por textos e são acionados pelas palavras-chave usadas na pesquisa pelo usuário.

Pode parecer estranho que uma publicidade sem qualquer imagem possa ter bom desempenho, mas os links patrocinados são poderosos porque estão no lugar certo, na hora certa, com a mensagem certa. Eles são uma das principais fontes de tráfego pago para os sites.

O modelo de links patrocinados se consagrou com o Google, que é o mecanismo de busca mais usado no mundo e oferece a plataforma mais conhecida para isso, o Google Ads. Nessa plataforma, é possível criar anúncios de links patrocinados, mas também de mídia display, vídeos para o YouTube, produtos do Google Shopping, entre outros formatos.

A publicidade na pesquisa do Google já mudou muito ao longo dos anos e continua evoluindo. Mas os links patrocinados sempre ganharam algum tipo de destaque nos resultados da busca.

Atualmente, eles ficam acima dos links orgânicos, com a palavra “Anúncio” em negrito. Em alguns casos, aparecem também abaixo dos resultados orgânicos ou abaixo dos resultados do Google Shopping. A página de resultados varia bastante, já que o Google quer oferecer a melhor experiência de busca de acordo com o termo de pesquisa do usuário.

Além disso, os links patrocinados podem ser exibidos também em outros sites do Google, como nas buscas do Maps, Imagens, Shopping, YouTube e Google Play, além de parceiros de pesquisa, que são sites que utilizam o sistema de busca do Google e exibem seus anúncios.

Como funciona o leilão de links patrocinados do Google Ads?

Para investir em links patrocinados no Google Ads, o anunciante deve criar os anúncios na plataforma e participar de um leilão, que define a posição em que eles devem aparecer nos resultados da busca. Cada leilão acontece automaticamente a cada pesquisa do usuário.

A disputa do leilão é pelos cliques dos usuários. Então, os anunciantes só devem pagar quando recebem cliques — por isso, o modelo de links patrocinados é conhecido como PPC (pay-per-click ou “pague pelo clique”).

Para disputar o leilão, o anunciante deve dar um lance, que é o valor máximo que ele está disposto a pagar por um clique.

Porém, o leilão não se baseia apenas nesse lance. O Google também considera a qualidade do anúncio para decidir a posição em que ele deve aparecer. Para isso, o sistema combina uma série de fatores no que chama de Índice de Qualidade, que vamos conhecer melhor a seguir.

Então, mesmo que você dê um lance abaixo dos seus concorrentes, pode conquistar uma posição melhor se criar anúncios altamente relevantes.

No vídeo abaixo, você pode ver a explicação completa do próprio Google sobre como funciona o leilão do Google Ads:

Como funciona o Índice de Qualidade?

O Índice de Qualidade é uma combinação de fatores que o Google utiliza para avaliar a qualidade de um anúncio. Isso é determinante para o desempenho do anúncio no leilão e para a definição do custo por clique (CPC).

Esse índice considera três fatores:

  • CTR (click-through rate): a taxa de cliques no anúncio.
  • Relevância: a relação entre o anúncio e a pesquisa do usuário.
  • Página de destino: a qualidade da experiência na página de destino do link.

A avaliação do Índice de Qualidade ajuda o Google a atender as expectativas dos usuários, que querem ver anúncios relevantes para a sua pesquisa; dos anunciantes, que querem exibir anúncios relevantes para que os usuários cliquem neles; e do buscador, que quer criar a melhor experiência de busca para que usuários e anunciantes voltem a usar o sistema.

6 vantagens de usar links patrocinados

Links patrocinados são um dos modelos mais antigos de publicidade na web e, não por acaso, ainda é um dos mais usados. Esse tipo de anúncio consegue entregar diversas vantagens aos anunciantes. Vamos ver agora quais são as principais:

1. Geram tráfego e vendas para o e-commerce

De acordo com o relatório KPI Report 2020, a busca paga (Paid Search) é responsável por 32% do tráfego dos sites e por 34% das receitas. Perceba que, na comparação com email marketing e redes sociais, por exemplo, o percentual é muito maior. Então, veja o poder dos links patrocinados em atrair visitantes para o e-commerce e aumentar as suas vendas.

2. Encontram o consumidor no momento certo

Os links patrocinados aparecem nos resultados das buscas quando são acionados por uma palavra-chave que o anunciante selecionou. Então, eles são exibidos exatamente no momento em que os usuários estão buscando por alguma resposta e estão dispostos a ver o que você tem a oferecer.

3. Destacam-se nos resultados da busca

Talvez você pense que não precisa investir na busca paga se pode trabalhar com SEO e melhorar seu posicionamento sem precisar pagar por isso. Porém, o diferencial dos links patrocinados é que eles aparecem antes dos resultados orgânicos e, por isso, atraem mais cliques.

4. Comunicam rapidamente

Links patrocinados são bastante concisos e diretos. Eles transmitem rapidamente as principais informações que interessam ao usuário. Por isso, sem rodeios, eles conseguem fazer o usuário clicar logo para visitar o link e aproveitar a sua oferta.

5. São simples de criar

Embora o funcionamento dos leilões e do Índice de Qualidade seja um pouco mais complexo, a criação dos links patrocinados é super simples. O Google Ads é bastante intuitivo, e os anúncios contêm apenas textos, o que facilita ainda mais a sua criação.

6. São mensuráveis

Você pode mensurar cada clique e cada conversão que os links patrocinados geram. De olho nas métricas, é possível ajustar as configurações da campanha e dos anúncios para otimizar seus resultados.

Como criar anúncios de links patrocinados para o seu e-commerce?

Os links patrocinados devem ser criados no Google Ads. Para acessar essa plataforma, você deve ter uma conta no Google (pessoal ou empresarial).

Ao acessar a plataforma, você deve criar uma nova campanha e definir uma meta para ela. Observe que, se você quer criar links patrocinados, deve escolher uma meta que permite anunciar na Rede de Pesquisa do Google, como Vendas, Leads e Tráfego.

Depois, nas Configurações da Campanha, defina o local e o idioma de exibição dos anúncios, além do orçamento e do lance máximo que você quer pagar por clique. Em seguida, nas Configurações dos Grupos de Anúncios, escolha as palavras-chave que devem ativar seus anúncios nos resultados da busca.

Por fim, crie os anúncios. À medida que você edita o texto, o Google Ads exibe uma prévia do anúncio e dá dicas de como torná-lo mais eficiente. Depois disso, revise e aguarde a aprovação da plataforma para veicular os anúncios.

6 dicas para ter mais resultados com links patrocinados

Agora que você já sabe criar anúncios de links patrocinados, vamos ver como ter melhores resultados com eles. Veja as nossas principais dicas:

1. Escolha as melhores palavras-chave para os links patrocinados

As palavras-chave que o anunciante escolhe para os seus anúncios devem ter relação com o seu conteúdo. Isso é essencial para a avaliação de qualidade do Google. Mas, para essa escolha, considere também o nível de concorrência da palavra-chave e o potencial de gerar tráfego para o site. O Planejador de Palavras-chave do Google Ads oferece essas informações.

2. Torne os anúncios mais relevantes para cada palavra-chave

Para aumentar a relevância do anúncio, que faz parte do Índice de Qualidade, procure utilizar as palavras-chave no texto da publicidade. Dessa maneira, o anúncio corresponde ao que os usuários buscam e entrega as respostas que eles querem encontrar.

3. Otimize o anúncio para aumentar a taxa de cliques

Pense bem no texto do anúncio. O conteúdo é capaz de persuadir os usuários a clicarem mais se você for mais objetivo, destacar o benefício da sua oferta (“frete grátis”, “10x sem juros” etc.) e utilizar chamadas para ação (“compre”, “encontre”, “increva-se” etc.).

4. Tenha uma boa landing page

A experiência do usuário na landing page faz parte do seu anúncio. O que você oferece ao visitante determina se ele vai comprar seus produtos ou abandonar a página (e acabar prejudicando a qualidade do seu anúncio…). Então, entregue na página o que você prometeu no anúncio, com a melhor navegabilidade para facilitar as ações do usuário.

5. Garanta que tudo esteja funcionando

Antes de ativar o anúncio, faça testes para ver se tudo está funcionando bem. Além de revisar o texto do anúncio, vá até a landing page e avalie se o conteúdo, links e botões do e-commerce estão funcionando, para que você não perca nenhuma venda.

6. Analise as métricas para melhorar a performance dos anúncios

Depois de veicular os anúncios, acompanhe as métricas! Elas são atualizadas em tempo real, então você pode fazer ajustes no mesmo momento para melhorar seus resultados. Acompanhe principalmente o custo por clique, a taxa de cliques e as conversões, que determinam os resultados da sua campanha.

Agora, aproveite para saber como fazer um plano de marketing para o seu e-commerce, que pode incluir links patrocinados e muitas outras estratégias de marketing digital.