Como anunciar no Google Ads? Saiba agora o passo a passo!

AUTOR

yuriarea51

PUBLICADO EM

10 de março de 2022

Saber como anunciar no Google Ads é essencial para quem quer ter mais resultados com o marketing digital. Essa ferramenta permite colocar a sua marca nos mais diversos canais online para ganhar mais visibilidade e ter mais conversões.

O Google Ads é uma das principais plataformas de mídia paga da internet. Você pode explorar inúmeras possibilidades de canais e formatos, além de segmentar o público-alvo com precisão e otimizar as campanhas em tempo real para melhorar a performance das campanhas e anúncios.

Então, quer saber como fazer isso? A seguir, você vai conhecer melhor essa plataforma de publicidade e saber como anunciar no Google Ads. Acompanhe!

O que é Google Ads?

Google Ads é a plataforma de publicidade online do Google. É uma das ferramentas mais usadas por anunciantes para alcançar seus objetivos de marketing com mídias pagas na internet.

A plataforma foi lançada em 2000, com o nome de Google Adwords, pelo qual ficou conhecida. Em 2018, o buscador passou a chamá-la de Google Ads, em um processo de rebranding.

Inicialmente, a plataforma oferecia anúncios apenas por meio de links patrocinados, que aparecem em destaque nos resultados das pesquisas. Esse modelo de publicidade se consagrou na web e se tornou uma das principais fontes de receita do buscador.

Porém, a plataforma cresceu e passou a oferecer outros diversos canais de publicidade para anunciantes. Hoje é possível anunciar em canais próprios do Google, como YouTube e Google Shopping, mas também em uma enorme rede de sites e aplicativos parceiros, que permitem alcançar quase todos os usuários da web.

Em 2020, a receita de anúncios do Google Ads totalizou mais de US$ 146 bilhões de dólares, o que representa a maior fatia de faturamento do Google. Esse montante cresce a cada ano, como mostra o gráfico abaixo:

Fonte: Statista

Por que investir no Google Ads?

O Google Ads pode ser um grande parceiro da sua empresa. Por meio das campanhas e anúncios, é possível alcançar seus objetivos de marketing, como aumentar as vendas, gerar mais leads, levar tráfego para o site ou ganhar brand awareness.

No Google Ads, você pode definir quais objetivos quer alcançar, e a plataforma vai ajudar a configurar a campanha para atingi-los. É uma plataforma intuitiva para novos anunciantes, mas é importante dominar os termos e configurações para ter os melhores resultados.

Talvez você pense que não vale a pena investir em publicidade paga, já que existem diversos canais de mídia orgânica na web, não é? Porém, o investimento em mídia paga potencializa a presença digital das marcas, já que permite:

  • Alcançar mais pessoas;
  • Atingir um público-alvo segmentado;
  • Decidir quanto e como investir;
  • Pagar apenas quando tiver resultados;
  • Explorar formatos e mídias mais eficientes;
  • Monitorar e otimizar os resultados.

Além disso, o Google Ads é a única plataforma que permite anunciar nos resultados de pesquisa do Google, que é o buscador mais usado do mundo. Se você quer aparecer em destaque nas buscas dos usuários, exatamente no momento em que eles estão pesquisando por soluções que você oferece, é preciso investir no Google Ads.

Como funciona o Google Ads?

O Google Ads é uma plataforma de publicidade “self-service”. Isso quer dizer que o próprio anunciante configura as campanhas e cria os anúncios, com total autonomia. É o anunciante também que decide o seu orçamento e quanto quer investir por dia, além de poder editar ou pausar as campanhas quando quiser.

O que a plataforma faz é orientar os anunciantes em todos os passos da criação da campanha, desde a definição dos objetivos até a configuração dos criativos de anúncios.

A seguir, você vai entender melhor como funciona o Google Ads e quais são os principais recursos que você pode utilizar nessa ferramenta. Confira:

Campanhas e grupos de anúncios

Para entender como funciona o Google Ads, é preciso saber a diferença entre campanhas e grupos de anúncios.

Cada um desses elementos representa um nível diferente de configuração do Google Ads: uma campanha é formada por um ou mais grupos de anúncios, enquanto um grupo de anúncios pode ser formado por um ou mais anúncios.

No nível da campanha, que é o primeiro passo, você pode definir o orçamento, a segmentação de local, a programação de veiculação, entre outras configurações que valem para todos os grupos de anúncios.

No nível de grupos de anúncios, você escolhe a segmentação de público-alvo, as palavras-chave dos links patrocinados, os canais de veiculação e outras definições. Eles podem ser usados para agrupar anúncios em torno de um tema em comum, como um tipo de produto ou serviço que você vende.

Então, dentro de cada grupo, você pode utilizar diferentes anúncios, que consistem em textos, imagens, vídeos e outros criativos.

Canais de veiculação

O Google Ads oferece diversos canais de veiculação que você pode explorar nas suas campanhas para atingir diferentes públicos e objetivos:

  • Rede de Pesquisa
  • Rede de Display
  • YouTube
  • Google Shopping
  • Google Maps
  • Gmail
  • Google Discovery

A Rede de Pesquisa é o canal mais tradicional da plataforma, que permite anunciar nos resultados das pesquisas do buscador, mas também em outros parceiros que usam a Pesquisa Google.

Além disso, é possível anunciar na Rede de Display, que abrange uma grande rede de parceiros (sites e apps) que veiculam anúncios para monetização dos seus canais. Por meio da plataforma Google AdSense, esses veículos recebem parte dos ganhos da publicidade.

YouTube, Shopping, Maps, Gmail e Discovery são outras propriedades do Google que também veiculam anúncios do Google Ads.

Formatos de anúncio

Nos diferentes canais de veiculação, é possível utilizar diferentes formatos de anúncio. Na Rede de Pesquisa, são usados os anúncios de texto, que podem ter extensões de sitelinks, contato, localização, entre outros dados simplificados.

Já a Rede de Display permite o uso de imagens, anúncios dinâmicos e em vídeo, que geram mais apelo visual. No YouTube, destacam-se os anúncios em vídeo — no início, meio ou fim do conteúdo principal —, mas também há opções de anúncios apenas com imagens e textos.

No Google Shopping, o foco é vender produtos. Por isso, o anúncio inclui o nome e a foto do produto, além do link para a página de venda. No Google Maps, Gmail e Discovery, também há outras opções de formatos, que seguem os padrões de cada plataforma para tornar a publicidade menos invasiva.

Exemplo de anúncio no Google Maps

Pay-per-click (PPC)

O pagamento da publicidade no Google Ads funciona no modelo Pay-per-click (PPC). Isso significa que o anunciante paga pelo clique, ou seja, apenas quando os usuários clicam nos anúncios que ele está veiculando.

Há algumas variações desse modelo, como o pagamento por mil visualizações. Nesse caso, o anunciante paga quando o anúncio é visto mil vezes pelos usuários.

Portanto, o modelo de pagamento do Google Ads só gera custos para o anunciante quando os anúncios alcançam os resultados que ele espera (cliques, visualizações, ações).

Como criar uma conta no Google Ads?

Agora, se você quer saber como criar campanhas e anúncios na prática, vamos mostrar o que você deve fazer. O primeiro passo para isso é criar uma conta no Google Ads:

  1. Acesse a página inicial do Google Ads;
  2. Clique em “Começar agora”;
  3. Faça login com a sua conta do Google pessoal ou empresarial (se ainda não tiver, é preciso fazer o cadastro);
  4. Configure as preferências da conta (idioma, nome da conta, fuso horário, dados de contato, dados de faturamento etc.);
  5. Leia e aceite os termos da plataforma.

Depois de configurar a conta de anúncios no Google Ads, você já pode criar a sua primeira campanha.

Como criar uma campanha no Google Ads?

Depois de fazer login no Google Ads, você vai ter uma visão geral da conta, com um resumo das campanhas, anúncios, palavras-chave e outras informações. Você também vai ver um botão em destaque dizendo “Nova campanha”. Clique nele e inicie o passo a passo:

1. Defina a meta da campanha

Defina a meta que a sua campanha deve alcançar:

  • Vendas
  • Leads
  • Tráfego do site
  • Consideração
  • Alcance
  • Promoção de app
  • Visitas locais

Para cada meta que você escolher, há diferentes tipos de campanhas disponíveis (Rede de Pesquisa, Rede de Display, Shopping etc.). O Google Ads vai guiar você por essas opções.

Há também a possibilidade de criar uma campanha sem meta, que não conta com as recomendações da plataforma. Por isso, o mais indicado é escolher uma meta de campanha.

2. Defina as configurações da campanha

Ainda no nível da campanha, você deve definir as configurações de nome, local e idioma. É nesse momento também que você deve definir o lance e o orçamento diário médio.

O lance é o valor máximo que você está disposto a pagar por um clique ou ação do usuário. Já o orçamento diário médio é usado para o Google Ads definir um limite de gastos — você nunca irá gastar mais do que o valor diário médio que definir, multiplicado pelo número de dias do mês.

3. Crie um grupo de anúncios

Dentro de uma campanha, você pode criar um ou mais grupos de anúncios. Comece criando o primeiro grupo de anúncios, com a definição de segmentação e palavras-chave.

Você pode optar por usar uma segmentação automatizada, que é definida pela plataforma. Mas também pode definir a segmentação e as palavras-chave por conta própria. O Google Ads oferece o Planejador de Palavras-Chave, uma ferramenta que ajuda a definir os termos com melhor desempenho para potencializar a performance das campanhas.

4. Crie os anúncios da campanha

Dentro dos grupos de anúncios, você pode usar quantos criativos quiser. Dependendo da meta e do tipo de campanha, você pode utilizar diferentes formatos de anúncios, com textos, imagens, vídeos e links.

Independentemente do formato que você escolher, vale a pena testar diferentes imagens e abordagens para saber quais funcionam melhor. Além disso, é importante alinhar o conteúdo do anúncio à página de destino — isso é essencial para vencer os concorrentes na disputa por espaço de veiculação.

Depois de criar a campanha, grupos de anúncios e anúncios, a sua publicidade está pronta! Os anúncios ainda precisam passar por uma aprovação do Google Ads, mas isso deve acontecer rapidamente.

Então, quando o anúncio for veiculado e começar a dar resultados, fique de olho nas métricas. Monitorar os indicadores da campanha é uma etapa essencial para o sucesso no Google Ads, já que você pode ajustar e otimizar os anúncios para ter um retorno cada vez melhor.

Agora, aproveite para ler sobre Inbound Marketing e entender melhor como criar uma estratégia eficiente e escalável de marketing digital para o seu negócio.