Branded content: o que é como usar no seu marketing

AUTOR

yuriarea51

PUBLICADO EM

10 de março de 2022

Branded content é aquele conteúdo que você assiste e nem percebe que é marketing. Embora tenha a intenção de promover uma marca e se aproximar de um público, esse tipo de conteúdo não se parece nem um pouco com a publicidade tradicional — o que é uma grande vantagem.

Afinal, o consumidor da era digital não quer mais se incomodar com anúncios que invadem o vídeo do YouTube ou ligações de telemarketing que atrapalham a sua rotina. Eles querem apenas interações relevantes com as marcas, que tragam valor para a sua vida.

Por isso, as marcas estão criando conteúdos que as pessoas queiram consumir — e é para isso que serve o branded content. Assim, elas não precisam mais interromper algum conteúdo ou atividade com publicidade.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que é branded content e como aplicar nas suas estratégias de marketing, com alguns exemplos inspiradores. Acompanhe!

O que é branded content?

Branded content é o tipo de conteúdo criado para entreter a audiência e envolver as pessoas no universo da marca, mas sem falar diretamente sobre ela ou seus produtos.

O branded content geralmente utiliza a técnica do storytelling para envolver as pessoas nesse universo e pode utilizar vários formatos para isso, como vídeos, séries/webséries, podcasts, posts nas redes sociais, transmissões ao vivo, entre outros.

A intenção desse tipo de conteúdo não é promover diretamente um produto, muito menos falar sobre preços e promoções. O branded content está longe de um conteúdo promocional. O que as marcas querem com essa estratégia é oferecer um conteúdo tão interessante que as pessoas nem percebam que há uma empresa por trás fazendo marketing.

Por meio desse conteúdo, a marca deve transmitir os seus valores, mostrar a sua personalidade, falar a sua linguagem e, principalmente, comunicar-se com seu público. É como se o consumidor fizesse uma imersão no branding.

Qual a diferença entre branded content e marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo envolve todo tipo de conteúdo que tem o objetivo de promover uma marca, estreitar relações com os consumidores e oferecer algo de valor a eles, em forma de entretenimento, informação ou educação.

O branded content, por sua vez, é um desses tipos de conteúdo, focado em promover os valores da marca por meio de histórias envolventes.

Porém, costumamos usar o conceito de marketing de conteúdo no contexto do inbound marketing, como uma ferramenta dessa estratégia para educar os leads e conduzi-los ao longo do funil até a venda.

O branded content, por outro lado, é focado no branding. Esse tipo de conteúdo não tem a intenção direta de levar à venda, embora possa contribuir para isso. O que as marcas querem é fortalecer o relacionamento e envolvimento com os consumidores.

Por que investir em branded content?

Se você não sabe se vale a pena investir em branded content, veja agora quais são os benefícios desse tipo de conteúdo para a sua marca:

Conversa com o consumidor digital

Branded content é uma forma de se comunicar com o consumidor da era digital. Com a internet, as pessoas têm infinitas opções de conteúdos para consumir e estímulos para captar sua atenção. Por isso, se a sua marca não oferecer algo de relevante para elas, vai ser ignorada.

Fortalece os valores da marca

O branded content deve ser embasado nos valores da marca. Por isso, quando as pessoas se envolvem com o conteúdo, elas também se envolvem com esses valores, que geram associações na mente do consumidor. Assim, a imagem da marca vai além dos seus produtos e se associa a criatividade, inovação, sustentabilidade, cuidado, entre outros valores de marcas.

Cria conexão emocional

Os conteúdos geralmente abordam o universo da marca por meio de um storytelling. E desde pequenos sabemos como uma boa história é capaz de mexer com emoções e sentimentos.

Dessa forma, o branded content associa a imagem da marca às emoções que desperta no consumidor. A relação, que era meramente comercial, passa a ter laços mais fortes, que mantêm o consumidor mais próximo da marca e longe da concorrência.

Aumente o poder de mídia espontânea

Conteúdos de branded content geralmente são encantadores. Eles fisgam a atenção das pessoas e mantêm seu engajamento. O envolvimento é tanto que as pessoas tendem a compartilhar suas percepções nas redes sociais.

Por isso, outro benefício desse tipo de conteúdo é aumentar o poder de mídia espontânea, com vários usuários falando sobre o vídeo emocionante que você publicou ou a série misteriosa que você acabou de lançar.

3 exemplos de branded content no marketing digital

O conceito de branded content é tão amplo que pode dificultar sua compreensão. As possibilidades de conteúdos, formatos e abordagens são inúmeras.

Se você não conseguiu visualizar que tipo de conteúdo pode produzir, trouxemos três exemplos de branded content inspiradores. Confira:

1. Patagonia

A Patagonia é uma marca de roupas outdoor com um forte posicionamento de ativismo pelo meio ambiente. Sustentabilidade e respeito à natureza são valores fortes da marca.

Por isso, eles estão presentes nos conteúdos da Patagonia. A marca produz uma série de vídeos de branded content que revelam esse posicionamento, sem se colocar como protagonista das histórias. O vídeo abaixo, por exemplo, conta a história de um corredor e ativista que mostra os impactos de uma hidrelétrica nas cordilheiras chilenas.

2. Absolut

A Absolut, famosa marca de vodca, criou uma música e um clipe com Linn da Quebrada e o dueto As Bahias e a Cozinha Mineira. Logo abaixo, você pode assistir ao vídeo e perceber que a marca aparece apenas no início, no fim e, sugestivamente, no nome da faixa (“Absolutas”).

A intenção da marca era reforçar seus valores junto ao público, em apoio a artistas e expressões artísticas que enfrentam a intolerância.

3. Decabrón

Para não ficarmos apenas nas marcas de grande porte, trouxemos também o exemplo da Decabrón, marca de pimentas de Santa Cruz do Rio Pardo (SP).

A marca apostou no poder do storytelling para envolver os consumidores. No vídeo abaixo, você pode ver a história do Chincho Cabrón, o mestre pimenteiro que teria dado origem à empresa. Com essa história, a Decabrón insere os consumidores no seu universo e mostra toda a sua irreverência.

Como usar branded content no seu marketing? Veja 5 dicas!

A seguir, trouxemos cinco dicas para você aplicar o branded content e produzir conteúdos que as pessoas amam. Confira agora:

1. Construa os pilares da sua marca

O branded content é embasado nos pilares do branding. Você precisa ter uma marca forte, com valores e um propósito bem definido e causas que quer apoiar.

A partir dessas definições, você vai entender quais histórias pode contar e que tipo de linguagem deve usar para construir o universo da sua marca. Assim, você vai provocar na audiência as associações mentais que quer que eles façam com a sua marca.

2. Tenha uma boa história para contar

Histórias engajam e despertam emoções. Por isso, o branded content precisa se apoiar no storytelling. Mas não é qualquer história — ela deve fazer sentido para os valores da marca que você quer destacar e para o público com quem você quer se conectar.

Você pode se inspirar com a própria trajetória da sua marca, com as causas que você quer apoiar, com clientes que têm alguma experiência incrível. Boas histórias estão por aí — você só precisa encontrá-las e transformá-las em formatos envolventes.

3. Produza um conteúdo de qualidade

O branded content precisa encantar a audiência. As pessoas devem consumir o conteúdo sem ver o tempo passar, como quando maratonamos uma série até a madrugada, entende?

Por isso, o conteúdo precisa ter qualidade. Isso significa ter uma narrativa interessante e coerente, além de aspectos visuais que encham os olhos. Talvez seja preciso contratar profissionais ou produtoras, mas é um investimento que vale a pena para a sua marca.

4. Explore várias plataformas

Leve o conteúdo para várias plataformas. No marketing digital, você pode explorar redes sociais, YouTube, blog, site, influenciadores, além de ativações presenciais, como eventos e mídia externa.

Dessa forma, você consegue aumentar a visibilidade do conteúdo e potencializar as conversas em torno da produção.

5. Estimule as conversas sobre o conteúdo

Branded content tem alto poder de viralização, porque as pessoas gostam de bons conteúdos e boas histórias. Adoramos indicar séries que gostamos de assistir, não é? O mesmo acontece com conteúdos de marca que valem a pena ser compartilhados.

Mas você pode estimular esse compartilhamento se explorar o conteúdo em outros formatos em seus canais de marketing digital, como em posts de blog e redes sociais. Aproveite para sugerir que as pessoas publiquem sobre o conteúdo e suas impressões e interaja com quem publicar. Dessa forma, o branded content se consolida na lembrança das pessoas.

Por fim, vale reforçar: branded content não é publicidade. Você não quer interromper algo que o consumidor está fazendo, assistindo ou consumindo. A intenção é ser o próprio conteúdo que a pessoa quer assistir, porque ele entrega valor e relevância.

Portanto, planeje um conteúdo que a sua persona tenha interesse em consumir, que desperte emoções e se espalhe espontaneamente por aí.

Agora, leia também sobre como criar um plano de marketing, que pode incluir o branded content e outras estratégias de conteúdo.