Inbound Marketing: O que é, Principais Estratégias e Como Aplicar

AUTOR

yuriarea51

PUBLICADO EM

10 de março de 2022

Inbound Marketing é uma das principais estratégias para a era digital. Não por acaso é chamado de “o novo marketing” — enquanto aquele velho marketing que empurra produtos e serviços para os clientes vai ficando para trás…

Depois que a internet surgiu, vivemos em um mundo hiperconectado, com estímulos e conteúdos por todos os lados, consumidores mais participativos e concorrentes mais informados. Por isso, o marketing tradicional, com uma abordagem quase sempre interruptiva, precisava de uma renovação.

O Inbound Marketing, então, propõe que as marcas não invadam o dia a dia das pessoas falando dos seus produtos. Em vez disso, elas devem atrair os consumidores quando eles estão interessados, para ajudar a resolver suas dúvidas e necessidades.

Portanto, com as ferramentas do marketing digital, o Inbound Marketing sugere uma transformação na abordagem dos consumidores que o marketing usou nas últimas décadas.

Quer entender melhor esse conceito e como adotar no seu negócio? Então, acompanhe agora este artigo completo sobre Inbound Marketing:

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que visa atrair os consumidores e nutrir seu interesse até a venda, com o uso de conteúdos relevantes ao longo de todo o processo.

Inbound Marketing também é considerado uma metodologia, com etapas, procedimentos, estratégias e ferramentas, que tem o objetivo de otimizar os processos de marketing e vendas e melhorar os resultados de uma empresa.

A ideia central do Inbound Marketing é atrair os consumidores até a marca com base nos seus interesses, em vez de ir até eles. Não por acaso, também é chamado de Marketing de Atração.

É diferente do marketing tradicional, que costuma interromper alguma atividade das pessoas (ler um jornal ou assistir a um vídeo, por exemplo) para vender produtos. No Inbound Marketing, são os consumidores que se aproximam da marca, porque têm interesse nos seus conteúdos. Afinal, eles entregam algum valor para a sua vida: resolvem dúvidas e necessidades, informam, educam ou entretêm.

Para isso, o Inbound Marketing utiliza o Marketing de Conteúdo, otimização para mecanismos de busca (SEO), email marketing e outras estratégias de marketing digital que vamos conhecer melhor mais adiante.

Mas o que acontece depois de atrair os consumidores? Eles são inseridos no funil de vendas, que é uma das principais ferramentas do Inbound Marketing. Dentro do funil de vendas, os interessados se transformam em leads, com quem a empresa cria um relacionamento enquanto amadurece o interesse deles nos seus produtos, também com base em conteúdos.

Quando os leads já estão maduros sobre a sua decisão, eles se transformam em oportunidades de vendas. Então, é hora de o time de vendas entrar em ação e fazer a abordagem para fechar negócio. Mais adiante, vamos detalhar as etapas e estratégias desse processo.

Origem do conceito

Apesar de ter se difundido nos últimos anos, depois da popularização dos blogs e redes sociais, os princípios de Inbound Marketing são mais antigos. No livro “Marketing de Permissão” (1999), o autor Seth Godin já falava do marketing baseado no consentimento do consumidor, que é a base do Inbound Marketing.

Anos depois, o livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs” (2009) lançou o conceito de Inbound Marketing, como uma estratégia de atração e nutrição dos consumidores para otimizar as vendas.

Brian Halligan e Dharmesh Shah, autores do livro, são também fundadores da HubSpot, que atualmente oferece uma das principais ferramentas de gestão de Inbound Marketing. A empresa foi uma das principais responsáveis por difundir esse conceito pelo mundo.

Capa livro Inbound Marketing: Seja encontrado usando o Google
Fonte: Amazon

Quais as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing?

Inbound Marketing e Outbound Marketing são diferentes, mas não são inimigos. Embora utilizem diferentes formas de abordagem ao consumidor, essas estratégias podem ser combinadas para cumprir diferentes objetivos.

O Outbound Marketing se aproxima do marketing tradicional — interruptivo, muitas vezes sem permissão ou qualquer interesse do consumidor. É o marketing que costumamos ver há tempos, como anúncios de TV, ligações de telemarketing e estandes em eventos, ou até mesmo práticas mais recentes do marketing digital, como anúncios no YouTube e links patrocinados no Google.

Portanto, no Outbound Marketing, é a empresa que vai atrás dos consumidores para divulgar produtos e chamar sua atenção. Aí está a diferença marcante: no Inbound Marketing, é o consumidor que vai até a empresa, porque ela tem algum conteúdo que lhe interessa.

Além disso, o Outbound Marketing geralmente é focado em uma oferta ou conteúdo pontual, muitas vezes com uma abordagem direta de vendas. Sua intenção é gerar interesse e ação naquele momento. Já o Inbound se preocupa com a construção de relacionamento e confiança de longo prazo, para criar um engajamento duradouro.

De maneira geral, o Outbound tende a ser mais caro e ter menor retorno sobre os investimentos. Apesar disso, essa estratégia pode alcançar o público-alvo com mais precisão e, com uma abordagem direta, pode também trazer resultados com mais rapidez.

Por isso, é importante pensar no Outbound Marketing como aliado. Essas estratégias podem se combinar com o Inbound Marketing em diferentes momentos, para cumprir diferentes objetivos.

Quais os benefícios do Inbound Marketing?

O principal benefício do Inbound Marketing é ser relevante para o consumidor da era digital — informado, exigente, participativo e com tantos outros conteúdos disponíveis na internet.

Agora, é o consumidor que está no controle, não a sua empresa. Ele pode escolher o que consumir, então não adianta empurrar uma oferta do seu produto a qualquer hora. A Pirâmide de Chet Holmes mostra que uma publicidade de marca invasiva tende a ser ignorada, porque a maioria das pessoas não está interessada em comprar naquele momento.

pirâmide compradores
Fonte: Chet Holmes

E o Inbound Marketing entende esse contexto. Por isso, a proposta é oferecer conteúdos que as pessoas queiram consumir e nutrir o seu interesse até que estejam prontas para comprar. Dessa maneira, as marcas se tornam mais relevantes para a vida dos consumidores.

A partir disso, vamos detalhar agora os benefícios de investir no Inbound Marketing:

Atrair o público certo na hora certa

O Inbound Marketing propõe a produção de conteúdos focados nos interesses da sua persona. Então, a sua marca aparece apenas para quem tem potencial de se tornar cliente, no momento em que as pessoas precisam do seu conteúdo — quando querem tirar uma dúvida no Google, por exemplo.

Criar relacionamento com o público

Desde os primeiros contatos com a marca, o cliente recebe conteúdos que ajudam a resolver dores da sua vida. Então, a relação entre marca e consumidor vai sendo construída na base da confiança. Ao final do funil de vendas, já existe tanta proximidade que a escolha pela sua marca é a mais provável.

Construir autoridade de marca

Os conteúdos que a empresa publica e envia aos leads mostram o quanto ela entende sobre o seu nicho. O público passa a confiar na marca, e ela se torna uma referência. Quando as publicações alcançam as primeiras posições do Google, fica ainda mais claro que a empresa é uma autoridade no mercado.

Amadurecer o mercado

Além de mostrar autoridade, o Marketing de Conteúdo ajuda a educar o seu mercado. Eles são a oportunidade de explicar conceitos, mostrar benefícios e orientar sobre o uso de produtos. Dessa forma, as pessoas já chegam mais maduras para a compra, e a empresa não precisa resolver dúvidas e objeções comuns.

Otimizar o processo de vendas

O processo de vendas se torna mais eficiente com o Inbound Marketing. Como os consumidores são nutridos ao longo do funil, eles chegam mais maduros para a compra. Além disso, só chegam até o fundo do funil aqueles clientes com mais chances de comprar.

De maneira geral, esse processo reduz o CAC (custo de aquisição de clientes) e aumenta o ROI (retorno sobre os investimentos). Na pesquisa da HubSpot (abaixo), você pode ver que os profissionais de marketing percebem um maior ROI do Inbound Marketing.

Gráfico ROI do Inbound Marketing
Fonte: HubSpot

Mensurar resultados em todo o processo

Inbound Marketing oferece resultados mensuráveis. Ao entrar no funil, os leads têm seus passos monitorados. Assim, a empresa pode saber como eles evoluem, as taxas de conversão em cada etapa, se os investimentos deram retorno, como cada canal contribuiu para as vendas, quanto gastou para isso e muitos outros dados.

Ganhar previsibilidade e escalabilidade

O monitoramento dos dados do funil, especialmente as taxas de conversão de cada etapa, oferece previsibilidade ao processo de vendas. Você pode saber quantas pessoas precisam entrar no funil para realizar determinado número de vendas, por exemplo.

Além disso, a aplicação da metodologia do Inbound Marketing traz escalabilidade. Com a automação dos processos, é possível crescer exponencialmente, sem que a empresa precise fazer maiores investimentos em equipes e ferramentas.

Principais estratégias de Inbound Marketing

O Inbound Marketing não é apenas uma estratégia. É uma metodologia que reúne um conjunto de estratégias de marketing e vendas para otimizar e escalar o seu negócio. Agora, vamos ver quais são os seus pilares:

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é a estratégia de produção de conteúdos relevantes para engajar os consumidores e demonstrar a autoridade da marca. Eles servem para educar, informar ou entreter os leads ao longo de todo o funil, desde a atração até a venda.

Esses conteúdos podem ter os mais diversos formatos: textos, vídeos, podcasts, emails, ebooks, infográficos etc.

A principal mídia do Marketing de Conteúdo no Inbound Marketing costuma ser o blog da empresa, que reúne publicações sobre assuntos do seu mercado para atrair o público.

Mas o Marketing de Conteúdo não se resume ao blog. Para converter visitantes do site em leads, a empresa pode criar materiais ricos, como ebooks, webinars e infográficos, que estimulam o usuário a deixar seus dados de contato para acessar o conteúdo.

Mais adiante no funil, os conteúdos também costumam ser usados no email marketing, para nutrir os leads e amadurecer a sua decisão de compra.

A produção de conteúdos para as redes sociais também serve ao Inbound Marketing, seja para atrair o público até a marca, seja para engajar clientes que já compraram.

SEO

SEO significa Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca. São estratégias que visam colocar as páginas de um site ou blog nas primeiras posições orgânicas dos buscadores, especialmente o Google.

Milhões de pessoas usam o Google diariamente, para resolver qualquer dúvida do seu dia a dia. E a maioria delas não passa da primeira página de resultados. Por isso, otimizar páginas para aparecer no topo do Google significa atrair milhares de pessoas. Melhor ainda é que você não paga por essa mídia, ou seja, é um tráfego orgânico.

Email marketing

Email marketing também é um dos pilares do Inbound Marketing, especialmente para a etapa de nutrição de leads.

Depois de atrair os visitantes e convertê-los em leads, as empresas costumam usar emails para enviar conteúdos mais aprofundados sobre o mercado, muitas vezes com envios automáticos de fluxos de nutrição. A intenção é ajudar os consumidores a resolverem suas dúvidas e amadurecerem seu conhecimento.

O email é um meio de contato mais íntimo com o consumidor. Por isso, é ideal para o meio do funil, quando é preciso estreitar o relacionamento com os leads.

Automação de marketing

A automação de marketing também é essencial para o Inbound Marketing. É esse tipo de ferramenta que permite escalar os processos para ter cada vez mais ganhos.

Ferramentas de automação servem para automatizar ações que, de forma manual, seriam muito trabalhosas, demoradas ou até inviáveis. O envio de uma sequência de emails para vários destinatários diferentes, por exemplo, que costuma ser usado na nutrição de leads, só é possível com a automação.

No Inbound Marketing, a automação permite automatizar toda a gestão do funil de vendas. É possível programar as interações e controlar a evolução de cada lead por meio de ações automáticas.

Inbound sales

Inbound sales são as estratégias de vendas do Inbound Marketing, depois que os leads foram nutridos pela equipe de marketing e passam para o time de vendas.

A diferença em relação a Outbound Sales é que o vendedor não vai atrás dos leads. São eles que chegam até a equipe de vendas, já informados e maduros. Cabe ao vendedor realizar uma abordagem alinhada ao histórico de interações dos leads com a empresa, a fim de encontrar a melhor solução para os problemas deles, em vez de empurrar um produto.

As etapas do Inbound Marketing: funil de vendas e jornada do cliente

A metodologia do Inbound Marketing é dividida em etapas, que representam o caminho que o consumidor percorre em contato com a marca. É possível traçar esse caminho de duas formas:

  • Funil de vendas: representa a perspectiva da empresa, desde a entrada do consumidor no funil como visitante até a sua fidelização.
  • Jornada do cliente: representa a perspectiva do consumidor, desde o momento em que percebe uma necessidade até avaliar a sua experiência com a marca.

Na imagem abaixo, você pode ver as etapas do funil de vendas e da jornada do cliente e como elas se combinam. Em seguida, vamos detalhar cada uma.

Funil de Vendas

Funil de vendas

O funil de vendas (ou pipeline de vendas) é uma ferramenta do Inbound Marketing que orienta a empresa sobre o caminho que os consumidores percorrem do primeiro contato até a venda. Para cada etapa, há ações e estratégias específicas, que fazem o lead evoluir do topo até o fundo.

À medida que os leads avançam, apenas os mais qualificados para a venda vão se mantendo. É por isso a analogia com um funil, que, na sua boca inferior, seleciona somente aqueles com reais chances de se tornar clientes.

Agora, vamos ver quais são as etapas do funil de vendas:

Atrair (Visitantes)

A primeira etapa do funil de vendas é a atração. As estratégias aqui devem focar em atrair interessados para o blog, site ou landing page da empresa. A produção de conteúdos alinhados aos interesses dos consumidores é essencial.

Nesse momento, os consumidores são tratados como Visitantes, que estão recém conhecendo a marca e ainda não estão prontos para comprar. De acordo com uma pesquisa da Episerver, 92% das pessoas que visitam um site de vendas pela primeira vez não estão lá para comprar. Portanto, é só o começo.

Aqui estamos no topo do funil, em que você pode lançar mão de algumas estratégias para atrair visitantes, como:

  • Blogposts (com palavras-chave amplas)
  • SEO (otimização para buscadores)
  • Links patrocinados
  • Redes sociais

Converter (Leads)

Ainda no topo do funil, é hora de converter os visitantes em Leads. Afinal, enquanto estão apenas navegando pelo seu site, eles não representam oportunidade alguma de negócio.

Mas, quando cadastram seus dados a fim de acessar um conteúdo ou uma recompensa, eles demonstram que estão interessados no assunto e querem iniciar um relacionamento com a sua marca.

Por isso, essa etapa precisa de estratégias para estimular que os visitantes preencham seus dados de contato, como:

  • Materiais ricos (ebooks, webinars, planilhas etc.) em troca dos dados
  • Landing pages (páginas focadas em conversão)
  • Chamadas para ação (CTAs)
  • Formulários de conversão

Nutrir (Oportunidades)

Aqui chegamos ao meio do funil. Depois que você tem o contato dos leads em mãos, pode começar a enviar emails para nutrir o relacionamento com eles e aprofundar o conhecimento sobre as soluções que o seu negócio oferece.

Dessa forma, os leads passam a ser tratados como Oportunidades. Geralmente essa é uma etapa mais longa, já que os leads passam por um processo de educação pela equipe de marketing até serem entregues aos vendedores.

Nessa etapa, é possível usar estratégias de:

  • Email marketing
  • Fluxos de nutrição (emails automáticos em sequência)
  • Newsletters personalizadas
  • Blogposts e ebooks (mais aprofundados)

Vender (Clientes)

No fundo do funil, é hora de fechar a venda e conquistar Clientes. Depois que os leads se qualificam como oportunidades de vendas, o marketing deve passar para o time de Inbound Sales realizar uma abordagem. Muitas vezes, essa abordagem é automatizada, dentro do próprio site, como na contratação de um software.

Como as oportunidades já estão maduras, informadas e próximas da empresa, as chances de sucesso das vendas são maiores. Mas é possível utilizar algumas estratégias para mostrar como a solução da empresa pode resolver as dores da pessoa e embasar a sua decisão:

  • Tutoriais do produto
  • Demonstração do produto
  • Comparativos com concorrentes
  • Depoimentos de clientes
  • Blogposts com cases da empresa

Fidelizar (Promotores)

Para muitas empresas, o funil de vendas acaba justamente na venda. Porém, é um desperdício não seguir o relacionamento com os clientes, que podem voltar a comprar outras vezes e ainda trazer outros interessados que, por sua vez, iniciam um novo funil.

Por isso, a última etapa consiste em fidelizar os clientes e transformá-los em Promotores da marca. A intenção é oferecer uma experiência de compra tão valiosa ao longo do funil que os clientes se tornem recorrentes, além de defenderem e promoverem a marca entre os seus contatos. Para isso, algumas estratégias são:

  • Atendimento pós-venda (SAC)
  • Email marketing
  • Programas de indicação
  • Programas de fidelidade

Jornada do cliente

A jornada do cliente representa as etapas da trajetória de compra do consumidor, com as quais o funil de vendas procura se alinhar.

É um mapeamento do caminho que a média dos consumidores percorre até uma compra. Mas é importante destacar que a jornada pode ser um pouco mais complexa que isso e pode variar conforme o produto e o segmento do negócio.

Mas, de maneira geral, estas são as etapas da jornada do cliente:

Consciência

A primeira etapa da jornada do cliente é a tomada de consciência sobre uma necessidade. É algum problema, dor ou dúvida que a pessoa precisa resolver. Um exemplo seria a pintura da parede do seu quarto, que está desgastada.

Nesse momento de descoberta, pode ser que um post de blog (da fase de atração do funil) ative essa percepção de problema. Mas a pessoa ainda não tem noção se é uma necessidade de consumo, nem se pode adquirir algum produto para resolver isso.

Interesse

Na etapa seguinte, o consumidor reconhece e demonstra interesse em resolver o seu problema. Se a questão é a pintura da parede, a pessoa pode começar a pesquisar, por exemplo, dicas de cores e texturas de parede para deixar um quarto mais aconchegante.

Ainda não está claro se esse problema envolve um produto ou não, mas as empresas já podem oferecer conteúdos que ajudem a reconhecer e solucionar a necessidade. Se houver interesse, a pessoa vai se cadastrar para aprofundar seu conhecimento (e se tornar um lead).

Consideração

Depois de pesquisar mais sobre o problema e como resolvê-lo, o consumidor passa a avaliar as alternativas de solução.

Nessa etapa de consideração, o consumidor levanta uma lista de opções de marcas e produtos que podem resolver sua necessidade — o que é chamado de conjunto evocado. No nosso exemplo, podem estar diversas marcas de tintas ou de papéis de parede.

Nesse momento, as marcas devem estreitar o relacionamento com o consumidor (etapa de nutrição de leads) para se destacar entre as opções do conjunto evocado.

Decisão

Depois de avaliar as alternativas, chegou a hora de tomar a decisão de compra, entre aquelas opções que foram evocadas.

É importante notar que as decisões de compra têm um componente racional, que avalia preços e atributos funcionais dos produtos, mas são essencialmente emocionais e inconscientes. Por isso, o envolvimento com a marca ao longo desse processo é determinante para a escolha.

Avaliação

Assim como o funil não termina na venda, a jornada do cliente não termina na compra. Depois de adquirir o produto, o cliente consome o produto e avalia a sua experiência.

Todo o processo de compra e pós-compra é determinante para a satisfação do consumidor. Se ficar satisfeito, tem mais chances de voltar a comprar. Assim, ele pode se tornar um cliente fiel e ainda defender e promover a marca entre seus conhecidos. Caso contrário, o cliente pode se tornar um detrator e prejudicar a marca.

Como aplicar o Inbound Marketing na sua empresa

E agora, como partir para a prática? Vamos ver algumas dicas de como aplicar o Inbound Marketing na sua empresa para otimizar seus processos de marketing e vendas.

Conheça a sua persona

A persona é a descrição de um personagem semifictício, baseada em dados reais, que representa o seu cliente ideal. É para essa persona, então, que as estratégias de Inbound Marketing são direcionadas.

Essa descrição traz informações sobre os comportamentos, interesses, desafios e motivações da persona, além de como a sua marca pode trazer valor para a vida dela. Assim, você pode criar conteúdos mais eficientes, que resolvem dúvidas e problemas reais, e definir a linguagem certa e os canais certos para se comunicar com o público.

Entenda a jornada de compra

Além de conhecer o perfil da persona, é importante entender quais são os seus passos na jornada de compra.

A jornada do cliente tem etapas gerais, que apresentamos antes, mas ela pode variar conforme o produto e o segmento. Você deve imaginar como é diferente a jornada de compra de um carro e de um biscoito no mercado, não é? Compras complexas geralmente levam mais tempo e podem incluir outras etapas no caminho.

Além disso, a jornada do cliente tem se tornado cada vez menos óbvia e linear. Com inúmeros canais e informações ao longo da sua jornada, o cliente pode ir e voltar nesse caminho, deixar a decisão de lado por um tempo e reconsiderar o que estava pensando. Por isso, é importante conhecer a jornada específica da sua persona.

Jornada do Consumidor
Fonte: SaasList

Estruture o seu funil de vendas

Depois de traçar a jornada de compra, você pode estruturar o seu funil de vendas com etapas que acompanhem os passos do consumidor.

Para cada etapa do funil, defina as melhores estratégias e canais de comunicação com o consumidor. Lembre-se de que, ao longo da jornada, o consumidor tem diferentes dúvidas e comportamentos; então, as estratégias precisam se alinhar a essas demandas.

Para isso, é importante contar com uma ferramenta de gestão de Inbound Marketing, que permita automatizar o relacionamento com os leads e visualizar a sua evolução no funil.

Faça um planejamento de conteúdo

Como vimos, a estratégia de conteúdo é um dos pilares do Inbound Marketing. Por isso, precisa ser bem pensada, com um planejamento editorial que defina objetivos, metas, prazos e responsáveis, bem como os temas a serem abordados.

Em todas as etapas da jornada, é possível trabalhar com conteúdos. Mas eles devem atender às dúvidas de cada etapa. E vale lembrar que, no início, a pessoa ainda está identificando uma necessidade e, mais adiante, já está mais madura. Então, os conteúdos do blog, email e materiais ricos precisam acompanhar a evolução dos leads.

Além disso, é importante pensar na integração dos conteúdos de diferentes canais. Um post de blog pode ser usado em um email de nutrição, ou um vídeo do YouTube pode complementar um texto do blog, por exemplo.

Defina critérios de qualificação de leads

Para que os leads passem do time de marketing para as vendas, é preciso definir critérios de qualificação. Os leads geralmente são classificados em:

  • MQLs (Marketing Qualified Leads) – Leads que precisam ser nutridos pela equipe de marketing.
  • SQLs (Sales Qualified Leads) – Leads que estão qualificados para receber a abordagem de venda.

Os leads passam de MQLs para SQLs quando atendem a critérios definidos pelas equipes, como ter clicado em determinado link dos emails de nutrição e/ou ter acessado a página de preços do serviço. A intenção é identificar ações que indiquem a intenção de compra do produto, para que a abordagem de venda tenha mais sucesso.

Muitas empresas utilizam o lead scoring, que consiste em atribuir pontos aos leads conforme a sua qualificação para as vendas. Quando atingir determinada pontuação, eles podem evoluir no funil.

Lead Scoring MQL
Fonte: SmartAcre

Integre os times de marketing e vendas

A definição de critérios para a passagem dos leads de marketing para vendas depende da integração entre os times. Essas equipes, que muitas vezes estão distantes nas empresas, devem se aproximar para trabalhar com o funil de vendas de forma mais eficiente.

A equipe de marketing precisa saber, por exemplo, qual é o perfil dos leads que mais convertem, para identificar quais devem ser transmitidos para as vendas. Por outro lado, os vendedores precisam saber o histórico de interações dos leads com a empresa, para saber quais foram suas principais dúvidas e como abordá-los.

Invista em ferramentas de automação

Fazer Inbound Marketing sem ferramentas de automação se torna inviável. São elas que permitem automatizar processos para escalar as vendas, além de acompanhar todos os resultados do funil para realizar otimizações contínuas.

Então, você pode contratar ferramentas, como a HubSpot ou a RD Station, ou contar com uma agência que trabalhe com essas plataformas e tenha experiência.

Monitore e otimize o funil de vendas

O funil de vendas precisa de otimizações constantes. Você sempre pode encontrar oportunidades de melhorias e ajustes para ter melhores resultados. Mas, para isso, é preciso ficar sempre de olho nas métricas, que o marketing digital oferece em abundância.

Mas cuidado para não cair em armadilhas. Um grande número de seguidores ou de visitantes no site pode impressionar, mas não representam resultados efetivos. Então, monitore os indicadores-chave de sucesso (KPIs ou Key Performance Indicators), que indicam se você está atingindo os objetivos da estratégia.

Enfim, o Inbound Marketing é uma metodologia que vai potencializar as vendas do seu negócio, alinhada ao comportamento do consumidor digital.

Em vez de seguir interrompendo a vida das pessoas com a publicidade tradicional, invista em uma estratégia que faz a sua marca ser relevante para elas. Ao criar um relacionamento próximo com as pessoas, as marcas deixam de ser inconvenientes para se tornarem parceiras na solução de dúvidas e necessidades.

Para desenvolver essa estratégia, conte com uma agência de marketing digital que tem experiência e conhecimento em Inbound Marketing. A agência Soma é focada em resultados e pode ajudar você a alcançá-los. Entre em contato para nos conhecermos melhor!