Produção de conteúdo requer pesquisa, conhecimento e, é claro, tempo para produção. Muitas marcas acabam deixando o marketing de conteúdo de lado, por não conseguirem se dedicar a isso. Então, o o uso de PLR no marketing digital traz uma solução.
PLR são produtos digitais vendidos com licença para uso e modificação. Ok, mas o que isso tem a ver com marketing e vendas? Eles representam uma oportunidade de produzir conteúdos para a internet sem precisar começar do zero — você adquire infoprodutos prontos e pode editá-los como bem entender. Depois, você pode distribuir ou até revender para o seu público.
A seguir, você vai entender melhor o que é PLR no marketing digital e como usar esse tipo de produto nas suas estratégias online. Acompanhe!
O que é PLR?
PLR significa Private Label Rights, em tradução livre, Direitos de Marca Própria. A sigla é usada para se referir a produtos que são comercializados com licença total para uso, modificação e venda.
Esse conceito é aplicado tanto a produtos físicos quanto digitais, mas se tornou mais comum no mercado de afiliados, em relação a infoprodutos. Geralmente são e-books, cursos online, vídeos, landing pages, infográficos, planilhas e outros tipos de produtos digitais. Veja abaixo alguns exemplos de e-books PLR:
Produtores de conteúdo adquirem produtos PLR, editam o material e revendem na internet por meio dos seus afiliados. Dessa forma, podem qualificar e escalar a sua produção de conteúdo, sem precisar iniciar do zero nem fazer grandes investimentos no início.
Agências de marketing e empresas de diversos nichos também podem utilizar o PLR para potencializar suas estratégias de conteúdo, por meio de materiais já prontos. Cabe a elas apenas editar o conteúdo e distribuir para o seu público.
Quais são as vantagens do PLR no marketing digital?
O uso do PLR no marketing digital pode trazer algumas vantagens para marcas e infoprodutores, principalmente para quem está entrando no mercado. Entenda agora os principais benefícios dos produtos com Private Label Rights.
Escalar a produção de conteúdo
Uma das principais vantagens do PLR é escalar a produção de conteúdo. Você pode contar com materiais já produzidos por terceiros e, assim, ganhar agilidade na criação de conteúdos.
Depois de adquirir o produto, você faz apenas modificações pontuais para dar a sua identidade ao material. Mesmo que queira modificar todo o conteúdo, pode aproveitar o design e ganhar tempo com isso.
Alavancar o produtor de conteúdo
Se você está iniciando no mercado digital, provavelmente ainda não tem experiência com design e produção de conteúdo. Muitas vezes, o produtor é especialista em um assunto, mas não lança infoprodutos porque não domina a produção.
Então, os produtos PLR facilitam a entrada no mercado e alavancam a marca do infoprodutor, porque já trazem conteúdos e layouts prontos para trabalhar.
Reduzir custos na criação de um infoproduto
Os produtos PLR também podem ajudar a reduzir custos no marketing digital. Se você quiser criar seus infoprodutos do zero, pode precisar contratar profissionais de design e conteúdo, ferramentas de criação, templates e outros fatores que geram custos.
Embora muitos produtos com Direitos de Marca Própria sejam pagos, você acaba economizando, porque os custos são baixos (você encontra até PLRs gratuitos).
Focar na gestão do negócio
A produção de conteúdo é apenas um dos aspectos de um negócio. Em uma empresa, agência de marketing ou como infoprodutor, você tem muitas outras atividades para desempenhar, principalmente na gestão do negócio.
Então, se você conseguir ganhar escala e agilidade na produção de conteúdo, pode se dedicar mais a esses outros aspectos e fazer uma melhor gestão.
O que você deve cuidar ao usar produtos PLR
O PLR no marketing digital traz algumas vantagens, mas você precisa saber usar os produtos, escolher as melhores opções e editar o material pensando na sua marca. A seguir, confira alguns cuidados que você deve ter ao usar Private Label Rights.
Qualidade do produto
Existem muitas opções de PLR disponíveis na internet. Se você procurar no Google por “PLR para revenda” ou “sites de PLR”, por exemplo, vai encontrar inúmeras sugestões de sites para comprar esse tipo de infoproduto ou até baixar gratuitamente.
Porém, é preciso ficar sempre de olho na qualidade do que você vai adquirir. Como há bastante procura por PLR, muitos fornecedores oferecem produtos de baixa qualidade, com informações equivocadas ou erros de escrita, por exemplo.
Lembre-se de que, na hora de revender, é a sua marca que está em jogo. Então, você precisa oferecer um conteúdo de qualidade.
Conteúdos superficiais
Um dos problemas de qualidade dos produtos PLR é a superficialidade do conteúdo. Muitas vezes, esses conteúdos são produzidos por pessoas que não são especialistas e contêm informações genéricas, de maneira que possam ser usadas por vários infoprodutores.
Mas, mais uma vez, lembre-se de que você está produzindo um conteúdo para a sua marca, com a intenção de engajar, informar e educar o seu público. Então, tenha cuidado com conteúdos superficiais.
Se você adquirir um produto PLR muito genérico, inclua informações mais aprofundadas, que mostrem o seu conhecimento e experiência no assunto.
Falta de identidade própria
Os produtos PLR estão disponíveis na internet e podem ser utilizados por qualquer pessoa. Então, é possível que você se depare com outros infoprodutores, inclusive concorrentes, usando o mesmo material que você.
Para os usuários, isso pode causar um estranhamento, já que eles não percebem a sua identidade no material. Se os conteúdos forem repetidos, podem até pensar que é um plágio, embora você tenha os direitos de propriedade intelectual.
Então, procure marcar a sua identidade no produto PLR. Faça isso não apenas com a identidade visual, mas também com a linguagem textual, para se comunicar diretamente com o seu público.
Termos de licença
Ao adquirir produtos PLR pela internet, tenha cuidado também com os termos de licença do fornecedor. É importante que os termos sejam transparentes e ofereçam os Direitos de Marca Própria, para que você possa utilizar, modificar e revender livremente, sem qualquer compromisso ou encargo.
Tenha esse cuidado para evitar incômodos legais, já que você corre o risco de usar a produção intelectual de outra marca ou pessoa.
Como adquirir produtos com Direitos de Marca Própria?
Existem diversos sites para comprar produtos PLR, mas é importante escolher um fornecedor confiável. A seguir, trouxemos algumas sugestões de sites de produtos PLR para a sua produção de conteúdo.
- PLR.me
- Unstoppable PLR
- In Digital Works
- Master PLR
- PLRLAB (em português)
Perceba que alguns fazem a venda avulsa dos produtos, mas a maioria oferece a assinatura do serviço. Então, avalie o que vale mais a pena para você.
Além disso, veja que alguns sites são estrangeiros e cobram em dólar, enquanto outros são brasileiros, com conteúdos em português. Também é importante considerar isso na hora de escolher os produtos para o seu negócio.
Como editar produtos PLR para a sua marca?
Editar produtos PLR é a forma de atribuir a sua identidade ao conteúdo. Você pode modificar o design, os textos e as informações para que o produto seja personalizado para a sua marca.
As possibilidades de edição são diversas. É muito comum, por exemplo, adquirir produtos PLR em outra língua e fazer a tradução. Mas, assim, você corre o risco de ter um conteúdo muito superficial e ainda encontrar muitos outros infoprodutos semelhantes ao seu.
Então, o ideal é fazer alterações mais significativas em todo o conteúdo ou em parte dele, a fim de oferecer um material mais relevante para o seu público.
Para editar os produtos PLR no marketing digital, você pode:
- Adicionar a sua identidade visual (logo, fontes, imagens etc.);
- Utilizar a linguagem da sua marca para se comunicar com o seu público;
- Incluir dados e informações com base no seu conhecimento;
- Contar histórias exclusivas a partir da sua experiência na área;
- Criar uma capa exclusiva para o seu material;
- Incluir seu site e redes sociais.
Como usar Private Label Rights no marketing digital?
Por fim, vamos entender melhor os produtos com Private Label Rights podem ser usados no marketing digital. Tudo vai depender se você é um infoprodutor no mercado de afiliados ou se trabalha com agências de marketing ou empresas de diferentes ramos de atuação.
Se você é um infoprodutor, provavelmente seu interesse com PLR é adquirir os produtos, editar o conteúdo e revender por meio de afiliados. Dessa forma, o PLR se torna seu principal motor de vendas.
Por outro lado, se você trabalha em uma empresa ou agência, provavelmente seu interesse com PLRs é utilizá-los para gerar e nutrir leads. Os conteúdos são usados ao longo do funil de vendas para engajar e educar os consumidores, de maneira que eles amadureçam sua decisão de compra e possam receber a abordagem de vendas.
Existe ainda outra possibilidade que é vender produtos PLR. Você pode se tornar um criador de conteúdos para revenda com licença de Direitos de Marca Própria, oferecer em um site de vendas e ganhar dinheiro com isso.
Enfim, com produtos PLR, você não precisa ser um escritor para ter o seu próprio e-book, nem ser programador para ter a sua própria landing page. Você conta com materiais prontos e editáveis — então, basta dar a sua identidade, acrescentar as suas ideias e utilizá-los como quiser.
Portanto, o PLR no marketing digital é um caminho simples para criar conteúdos de qualidade e agilizar a sua produção, sem precisar começar tudo do zero.
Agora, aproveite para ler também sobre como criar uma landing page eficiente, capaz de converter os visitantes em leads para o seu negócio!