A rede social dos vídeos curtos, dos desafios, das dancinhas e dos criadores de conteúdo que podem viralizar a qualquer momento é um fenômeno dos últimos anos. O TikTok conquistou milhões de usuários ao redor do mundo — e, não por acaso, o marketing no TikTok também caiu no gosto das marcas.
A linguagem do TikTok se tornou uma referência até mesmo para outras redes sociais, que criaram formatos de conteúdo quase iguais, como o Reels do Instagram e o Shorts do YouTube. Isso mostra o poder da plataforma e dos vídeos curtos, que você também pode aproveitar nas suas estratégias de marketing digital.
Neste artigo, vamos analisar melhor o marketing no TikTok, como funciona essa plataforma e se vale a pena construir a atuação digital da sua marca por lá. Acompanhe agora!
Números e estatísticas do TikTok
Se você observar as redes sociais atualmente, vai perceber um fenômeno: os vídeos curtos estão tomando conta dos feeds dos usuários. A preferência dos usuários por esse formato de conteúdo ajuda a explicar isso, mas o principal motivo é o próprio surgimento do TikTok.
A rede social foi lançada em 2016, mas explodiu mundialmente em meio à pandemia de coronavírus — momento em que os usuários produziram e consumiram conteúdos online como nunca. A proposta de vídeos curtos, dinâmicos, muitas vezes engraçados, mas também educativos, caiu no gosto das pessoas, especialmente os jovens.
A seguir, vamos mostrar alguns números que evidenciam como a plataforma se tornou um sucesso nos últimos anos e por que o marketing no TikTok pode ser poderoso:
- Em setembro de 2021, o TikTok anunciou a marca de 1 bilhão de usuários ativos ao redor do mundo (TikTok Newsroom);
- O TikTok já é a 6ª rede social mais popular do mundo (Statista, gráfico abaixo);
- O TikTok foi o aplicativo mais baixado no mundo em 2020 e em 2021 (Istoé Dinheiro);
- Os anúncios do TikTok podem alcançar aproximadamente 12,2% de todas as pessoas na Terra (mas, como a plataforma publica apenas dados de publicidade para usuários 18+, o alcance provavelmente é maior) (DataReportal);
- 419,7 milhões de usuários do TikTok têm 18-24 anos (43,3%) e 312 milhões têm 25-34 anos (32,2%) (DataReportal);
- No Brasil, o TikTok tinha 74 milhões de usuários (18+) no início de 2022 (DataReportal);
- Nesse mesmo período, 63,4% do público de anúncios do TikTok no Brasil era feminino, e 36,6%, masculino (DataReportal);
- No Brasil, 82% dos usuários acessam o TikTok pelo menos uma vez ao dia, sendo que 39% entram várias vezes ao dia (Opinion Box);
- 64% dos usuários brasileiros costumam ver conteúdos com temas de humor e descontração (Opinion Box).
Quem usa o TikTok?
Para entender melhor o público que usa o TikTok, é preciso antes registrar duas informações importantes: a plataforma só permite o cadastro de usuários acima de 13 anos e divulga dados apenas de usuários acima de 18 anos.
Portanto, não há dados oficiais sobre o número de usuários crianças e adolescentes. Mas, basta acessar o TikTok para perceber que a rede social é bastante usada por esse público.
Segundo a pesquisa TIC Domicílios (Terra), 46% dos brasileiros entre 10 e 17 anos têm uma conta no TikTok. São adolescentes que gostam da dinâmica e agilidade da plataforma e querem acompanhar as tendências da sua comunidade e descobrir novos vídeos para compartilhar com seus amigos.
Como funciona o TikTok?
O TIkTok é uma rede social para criar, editar, compartilhar e descobrir vídeos, com ferramentas simples de interação. O feed da rede social funciona por meio de um algoritmo que identifica e recomenda os melhores vídeos para cada usuário, de acordo com seus interesses e comportamentos na plataforma.
O app tem uma aba (“Para você”) que apresenta apenas vídeos recomendados — e costuma funcionar bem! A partir daí, o usuário pode descobrir e seguir os perfis que mais gosta.
O TikTok se consagrou como uma rede social de vídeos curtos. Embora tenha aumentado gradualmente a duração máxima dos vídeos, a linguagem da plataforma ainda é marcada por esses conteúdos rápidos e dinâmicos. Atualmente é possível publicar vídeos de até 10 minutos.
Além disso, a plataforma atrai os usuários com challenges: são desafios, identificados por uma hashtag, que viralizam na rede e podem chegar até às outras redes sociais. Pode ser uma dancinha apresentada por um influenciador, um efeito visual que todo mundo está usando ou uma trilha sonora que está em alta, por exemplo.
Vale a pena investir em marketing no TikTok?
Depois de conhecer melhor a rede social, é hora de analisar: será que a sua empresa deve investir em marketing no TikTok?
Embora a plataforma esteja em alta nos últimos anos, isso não significa que a sua marca deve correr para lá. É importante, antes, entender se a rede social faz sentido para o seu negócio. Então, será que a vale a pena investir em marketing no TikTok?
Sim, se você souber usar a linguagem da rede
“Don’t Make Ads. Make TikTok vídeos.”
Essa chamada, que está na capa da página do TikTok For Business, mostra bem a intenção da plataforma. As marcas não devem estar lá para incomodar os usuários com anúncios chatos. Elas devem produzir conteúdos que falem a língua da plataforma, que tragam informação e entretenimento que os usuários gostam.
Por isso, podemos dizer que o TikTok só vale a pena para as marcas que estão dispostas a aprender a linguagem dinâmica dos vídeos curtos da rede social.
Sim, se você quiser se aproximar do público do TikTok
O TikTok só vale a pena se o seu público-alvo estiver na plataforma. Afinal, você precisa engajar usuários que podem ser potenciais clientes e representar novas oportunidades de negócio.
Como falamos, o público do TikTok é principalmente adolescente, interessado em novas tendências, em busca de diversão, mas também informação. Então, se você entende que esse perfil de usuário é o que você deseja alcançar, o marketing no TikTok vale a pena para a sua marca.
Sim, se o TikTok ajudar a cumprir seus objetivos de marketing
Antes de entrar no TikTok com a sua marca, entenda se a plataforma pode ser útil para os seu plano de marketing. Se não, não faz sentido dedicar esforços à plataforma.
Além de perceber se os usuários do TikTok têm afinidade com o seu público-alvo, planeje a sua atuação e entenda como a rede social pode contribuir para os seus objetivos, como criar uma comunidade em torno da marca, aumentar o engajamento, gerar tráfego para o site, gerar vendas com social commerce ou aumentar as conversões da sua loja virtual.
Principais recursos de marketing no TikTok
Se você deseja investir em marketing no TikTok, é importante saber quais são os seus principais recursos para marcas. De posts orgânicos a anúncios pagos, você pode explorar as seguintes funcionalidades:
Publicações orgânicas
As marcas no TikTok devem iniciar sua atuação na plataforma com posts orgânicos. A produção de conteúdo original é o que vai atrair interessados e construir a sua comunidade no TikTok.
Para isso, é importante apostar na autenticidade, com conteúdos criativos e focados nos interesses do seu público. Além disso, acompanhe as trends e utilize as trilhas que estão em alta. Dessa forma, você pode alcançar ainda mais pessoas ou até viralizar na rede social.
Parceria com criadores
O TikTok é uma plataforma valiosa para novos criadores de conteúdo. O algoritmo permite que mesmo usuários ainda sem visibilidade viralizem na plataforma e se tornem fenômenos — como aconteceu com Isaías Silva, Camilla de Lucas e Pequena Lô, por exemplo.
Então, uma das principais estratégias para marcas no TikTok é a parceria com influenciadores. Eles podem publicar conteúdos patrocinados pela sua empresa e influenciar a audiência a se aproximar da sua marca, já que os seguidores têm confiança naquela personalidade.
Porém, é importante fazer parcerias com perfis que estejam alinhados ao perfil e valores da sua marca e que tenham uma audiência alinhada ao seu público-alvo. Dessa maneira, a parceria pode dar melhores resultados.
TikTok Ads
Para obter mais alcance e conversões, você pode investir em publicidade paga no TikTok Ads. É possível criar anúncios com orçamento flexível, segmentação de público-alvo precisa e direcionamento para os seus objetivos de marketing.
No TikTok Ads Manager, atualmente você pode criar quatro tipos de anúncios:
- TopView: anúncio exibido logo que o usuário abre o app do TikTok, com até 60s em auto-play e full-screen, o que gera mais atenção e engajamento.
- In-Feed Ads: anúncio exibido no feed Para Você, com até 60s em auto-play e full-screen, incorporados como conteúdo nativo no contexto da plataforma.
- Branded Hashtag Challenge: desafio de hashtag, que dura de 3 a 6 dias, que convida os usuários a criar conteúdo com a hashtag escolhida e estimula o engajamento de toda a comunidade.
- Branded Effects: adesivos, filtros e efeitos visuais, patrocinados pelo anunciante, que podem ser aplicados pelos usuários aos seus vídeos e promover a marca entre a comunidade.
Portanto, agora você já conhece as possibilidades de marketing no TikTok e pode avaliar se vale a pena investir na plataforma.
Com vídeos curtos, dinâmicos e criativos, que já conquistaram milhares de usuários pelo mundo, você também pode conquistar uma nova audiência para a sua marca. E, mesmo que você decida não inserir sua marca no TikTok, é importante saber o que está acontecendo por lá, já que a plataforma dita muitas tendências que invadem outras redes sociais.
Agora, aproveite para ler também sobre YouTube e Instagram e como essas plataformas de vídeo também podem contribuir para os seus objetivos de marketing.