LinkedIn Business Manager: conheça a plataforma de gestão da rede social

AUTOR

yuriarea51

PUBLICADO EM

20 de July de 2022

O LinkedIn é uma plataforma de negócios — muito além de uma rede social para saber quando alguém mudou de emprego ou fez algum curso. O LinkedIn Business Manager, ferramenta que a rede social deve lançar em 2022, mostra que a plataforma leva as empresas a sério e quer que elas tenham os melhores resultados por lá.

Anunciado em 8 de junho, o LinkedIn Business Manager oferece uma plataforma centralizada para gerenciar pessoas, contas de anúncios e páginas empresariais na rede social. É uma forma de melhorar a experiência de empresas e agências para que façam mais negócios na rede social.

Neste artigo, você vai conhecer melhor essa novidade do LinkedIn e entender por que vale a pena incluir essa rede social nas suas estratégias de marketing digital. Acompanhe!

O que é o LinkedIn Business Manager?

LinkedIn Business Manager é uma plataforma gratuita de gestão de equipes, contas de anúncios, páginas e parceiros na rede social, em um dashboard centralizado. É uma ferramenta exclusiva para negócios no LinkedIn.

Essa plataforma foi anunciada pela vice-presidente de gestão de produtos do LinkedIn, Gyanda Sachdeva. O objetivo da rede social é otimizar as rotinas de campanhas digitais e proporcionar melhores resultados às empresas que utilizam o LinkedIn como plataforma de marketing e vendas.

Neste link, você pode conferir o anúncio do LinkedIn Business Manager no Pulse, a plataforma de publicações da rede social. Veja abaixo o vídeo de anúncio da novidade:

Se você já utiliza o LinkedIn como plataforma de marketing e vendas, provavelmente já utiliza o Campaign Manager e as Páginas da rede social. Então, o LinkedIn Business Manager vem para centralizar essas ferramentas em um painel central. Dessa maneira, você obtém maior controle e visibilidade de todo o marketing em um só lugar.

Para quem a plataforma de gestão do LinkedIn foi criada?

No anúncio do LinkedIn Business Manager, Gyanda Sachdeva deixa claro que a plataforma foi criada para os clientes B2B. A intenção é que possam maximizar a eficiência do seu trabalho e executar campanhas mais envolventes, sem custos com a ferramenta.

De acordo com uma pesquisa do Content Marketing Institute, o LinkedIn é a plataforma de mídia social, tanto paga quanto orgânica, que as empresas B2B mais usam e que dizem entregar os melhores resultados (veja os gráficos abaixo). Portanto, a rede social já conta com a confiança dessas empresas e tem a intenção de se aproximar ainda mais delas.

O anúncio também informa que a plataforma deve facilitar a vida dos profissionais que trabalham em grandes empresas e agências de marketing, que geralmente lidam com várias marcas e projetos ao mesmo tempo. Com uma gestão centralizada, fica mais fácil gerenciar todas as campanhas, conteúdos e anúncios.

Redes sociais pagas que profissionais de marketing B2B mais utilizaram nos últimos 12 meses
Redes sociais orgânicas que profissionais de marketing B2B mais utilizaram nos últimos 12 meses

Quais os principais recursos do LinkedIn Business Manager?

O LinkedIn Business Manager pretende oferecer recursos para facilitar e otimizar a gestão de projetos das empresas. Estes são alguns dos principais recursos que você vai encontrar na plataforma:

  • Dashboard centralizado para gestão de projetos: visualize e gerencie equipes, parceiros, contas de anúncios, páginas e audiências em um painel de controle centralizado.
  • Otimização de tarefas administrativas: gerencie facilmente suas tarefas administrativas, como permissões de usuários, cobranças e download de faturas, para poder se dedicar à performance das campanhas.
  • Compartilhamento de audiências entre diferentes contas de anúncios: compartilhe e atualize automaticamente as suas audiências segmentadas (Matched Audiences) entre todas as suas contas de anúncio.

Como essa plataforma pode ajudar seu negócio?

O grande benefício da plataforma é auxiliar na gestão de projetos e campanhas da sua empresa no LinkedIn. Você vai perder menos tempo com a gestão de tarefas burocráticas e administrativas para focar no desempenho das campanhas de marketing.

Em vez de trabalhar com diferentes ferramentas, como acontece hoje com a separação de gestão de páginas (Pages) e gestão de campanhas (Campaign Manager), você vai precisar acessar apenas um dashboard para visualizar e controlar tudo. É possível, inclusive, gerenciar diferentes contas nessa mesma plataforma.

É claro que o LinkedIn Business Manager deve ser útil apenas para quem utilizar a rede social em suas estratégias de marketing digital. Mas, como vamos ver logo mais, se você ainda não usa o LinkedIn como plataforma de negócios, é interessante começar a incluir essa plataforma nas suas estratégias.

Quando o LinkedIn Business Manager vai ser lançado?

Segundo o anúncio da vice-presidente de gestão de produtos do LinkedIn, feito em 8 de junho, a plataforma seria lançada em algumas semanas. Ainda não há uma data definida, mas o lançamento deve ocorrer em breve, ainda em 2022.

Vamos ficar de olho para experimentar a plataforma assim que estiver disponível!

Como o LinkedIn pode ser útil para a sua empresa?

O LinkedIn oferece ferramentas valiosas para negócios. Mas é importante entender o perfil da rede social para criar conteúdos e estratégias alinhadas ao seu propósito.

O LinkedIn é uma rede social focada em profissionais e negócios. Os usuários estão lá para compartilhar suas experiências profissionais, buscar melhores colocações no mercado de trabalho e prospectar oportunidades de vendas, contratações e parcerias.

Para as empresas, as soluções da plataforma se concentram em três focos principais: marketing, vendas e contratações. É a partir desses pilares que você pode aproveitar o LinkedIn no seu negócio. Entenda agora em quais estratégias a rede social pode ser útil:

Aumentar o alcance do seu negócio

Um dos benefícios do LinkedIn é aumentar o alcance do seu negócio. Com uma página no LinkedIn, você pode ser encontrado por pessoas que se interessem pelos seus conteúdos e soluções.

Além disso, você pode investir em anúncios segmentados, que alcancem pessoas alinhadas ao seu público-alvo, com mais chances de gerar as conversões que você deseja — seja para gerar leads, vender seus produtos e serviços ou contratar profissionais.

Engajar a audiência com conteúdos

A produção de conteúdos para o LinkedIn contribui para engajar o público em torno da sua marca. Você pode compartilhar dados do mercado, cases da sua empresa, artigos do blog, links para o site, eventos programados, apresentações sobre as suas soluções, entre outros conteúdos.

O LinkedIn oferece diferentes formatos para isso, como imagens, vídeos e as apresentações em PDF, que costumam ter bastante alcance e engajamento. Você também pode publicar artigos no Pulse, que geralmente são conteúdos mais longos e aprofundados.

É importante ressaltar que os conteúdos do LinkedIn devem ser únicos, pensados para essa plataforma. Evite simplesmente replicar o que você está publicando no Instagram ou Facebook, já que os perfis e interesses do público são diferentes.

Conhecer melhor o público

O LinkedIn oferece relatórios sobre a audiência das páginas de empresas. Eles também vão estar disponíveis no LinkedIn Business Manager, para que você possa analisar os dados e entender melhor o perfil de quem interage com a página na rede social.

Dessa forma, você pode criar conteúdos e anúncios mais alinhados ao perfil e interesses dos usuários e ao que eles esperam da sua empresa nessa plataforma.

Prospectar clientes

Por meio de conteúdos, você pode atrair potenciais clientes para o seu negócio. Mas você também pode adotar uma postura mais ativa e prospectar clientes falando diretamente com eles.

O LinkedIn oferece ferramentas de vendas para encontrar potenciais clientes, com o perfil que você deseja. Depois, você pode entrar em contato com eles por mensagem direta para iniciar uma conversa mais próxima e oferecer seus produtos e serviços.

Prospectar e contratar talentos

O LinkedIn também é uma ferramenta poderosa para encontrar talentos. Na rede social, existem diversos profissionais que atendem ao perfil de colaborador que você deseja. Por isso, o LinkedIn oferece ferramentas que ajudam a encontrá-los.

Assim como os potenciais clientes, você também pode entrar em contato direto com potenciais colaboradores, a fim de oferecer oportunidades na sua empresa. Além disso, você pode anunciar vagas e direcionar para determinados perfis profissionais, com mais chances de acertar na contratação.

Depois, as ferramentas do LinkedIn ainda permitem o gerenciamento de todo o processo de contratação. Dessa forma, os processos de recrutamento e seleção se tornam mais eficientes.

Fortalecer a cultura da empresa

Contratar profissionais alinhados à sua cultura organizacional aumenta as chances de satisfação e retenção dos colaboradores. Então, o LinkedIn também pode ser útil para fortalecer a cultura da empresa e atrair pessoas alinhadas a ela.

Nos conteúdos que você publicar no LinkedIn, é importante compartilhar e fortalecer os valores que embasam a sua empresa. Se os valores de diversidade, sustentabilidade e responsabilidade ambiental fazem parte da sua cultura organizacional, por exemplo, eles devem transparecer nos seus conteúdos.

Por fim, entenda que o LinkedIn é uma plataforma de negócios. Você tem diversas oportunidades para contratar os profissionais certos, atrair potenciais clientes e fechar vendas nessa plataforma.

O LinkedIn Business Manager, que está sendo lançado pela empresa, deve ajudar o seu negócio a gerenciar essas atividades com mais eficiência e ter mais resultados na rede social.

Agora, leia também sobre o Google Analytics 4, outra ferramenta nova do marketing digital que vai trazer mais eficiência para o seu negócio.