Landing page: qual a sua importância no marketing digital?

AUTOR

yuriarea51

PUBLICADO EM

26 de setembro de 2022

Um dos grandes benefícios do marketing digital é poder inserir links na divulgação da marca e de ofertas. Você pode direcionar os consumidores logo para a página de compra ou de download de algum material, ou seja, a landing page.

Não é isso que acontece, por exemplo, quando você vê o anúncio de um produto na TV. A conversão não é tão simples: você precisa ir até a loja, física ou virtual, para saber mais sobre o produto e talvez comprar. Já na internet basta um clique para levar os usuários até o momento crucial da compra.

Porém, essa conversão depende da qualidade e poder de engajamento da landing page, que é determinante para os resultados do marketing digital. Vamos entender melhor o papel desse tipo de página na sua estratégia? Acompanhe agora para saber tudo!

O que é landing page?

Landing page é o tipo de página em que os usuários chegam quando clicam no link de alguma divulgação. Essa expressão significa “página de aterrissagem”, ou seja, a página de destino que as pessoas acessam depois de serem atraídas por um anúncio ou publicação da marca.

O papel da landing page é converter os usuários. Muitas vezes, essa conversão é uma venda, mas também pode ser o download de um ebook, a inscrição em um webinar, o pedido de um orçamento ou apenas um registro do usuário para um futuro contato.

Com foco total na conversão, a landing page deve ser objetiva e concisa, para persuadir o usuário a realizar logo a ação que a marca deseja, sem distrações que o levem para fora da página. Por isso, geralmente você vai se deparar com páginas mais simples, com poucos elementos, mas todos eles são estratégicos e bem pensados.

Para que serve uma landing page?

Uma landing page serve para converter. Esse deve ser o foco, e todos os elementos da página se voltam para isso. A intenção é apresentar uma oferta e fazer com o que o usuário realize a ação que você deseja.

O que pode mudar em cada landing page é o que significa conversão para a sua marca, ou seja, qual o seu objetivo com aquela página. Talvez você queira:

  • Gerar leads para nutri-los no funil de vendas;
  • Conquistar inscritos para um evento, curso ou webinar;
  • Gerar pedidos de orçamento;
  • Vender produtos e serviços.

Dessa forma, a landing page ajuda o marketing a cumprir seus objetivos, e a empresa a chegar aos resultados que deseja.

Qual a importância da landing page no marketing digital?

A landing page cumpre um papel essencial no marketing digital.

Um anúncio ou publicação de marca que tem o objetivo de divulgar uma oferta da empresa deve levar o usuário a algum lugar para convertê-lo. Porém, se você levar a pessoa a uma página qualquer do site, ela pode se perder em meio a diversas informações, link e menus. A landing page, por outro lado, é totalmente focada na conversão, sem distrações que tirem o usuário da ação que você quer que ele realize.

Isso é importante para a sua marca, que consegue alcançar o objetivo que tinha com o marketing. Mas também é essencial para a experiência do usuário, que encontra facilmente a informação que deseja e consegue realizar o que quer sem dificuldades.

Além disso, uma página de destino de qualidade ajuda a melhorar o desempenho dos anúncios. No Google Ads e no Facebook Ads, que são as principais plataformas de publicidade digital, o sistema identifica quando o usuário tem uma boa experiência na landing page.

Quando isso acontece, a plataforma entende que o anúncio merece ganhar mais visibilidade e tende a reduzir o custo por clique da publicidade. Assim, a performance da campanha melhora.

Quais os principais elementos de uma landing page?

As landing pages podem variar conforme a oferta que divulgam e o seu objetivo de conversão. Porém, existem alguns elementos essenciais que devem aparecer na página para que ela tenha um bom desempenho. Muitas vezes, a landing page tem apenas esses elementos e conquista uma excelente performance. Confira agora quais são eles:

Título

A landing page geralmente começa com um título que deixa clara a oferta a da página. Pode ser um título descritivo, mas é importante que seja também persuasivo. Se tiver um toque de criatividade, a página tende a chamar mais atenção e conseguir mais envolvimento dos usuários.

Copy

Copy é a forma reduzida de copywriting, que se refere à escrita focada na conversão. Uma boa copy de landing page é concisa e objetiva. Deve apresentar rapidamente a oferta da empresa, mas de forma interessante e persuasiva para o usuário, de forma que ele se sinta estimulado a realizar a conversão.

Formulário

O formulário é a forma de captar o contato do visitante da página. Ele também deve ser conciso, com poucos campos de preenchimento, para que o usuário não se sinta desmotivado nem abandone a página antes de preenche-lo.

Quando a conversão desejada é uma venda, o formulário de cadastro pode ser dispensável, já que a página direciona o usuário logo para a compra.

Imagens e vídeos

Imagens e vídeos ajudam a envolver os visitantes. Eles tornam a página mais atrativa e fazem os usuários se interessarem pela oferta.

Se a página quer ofertar um ebook, por exemplo, você pode inserir a imagem da capa da publicação. Se quer vender um produto, podem aparecer imagens dele em uso ou até mesmo um vídeo explicando seus benefícios. No caso do vídeo, é importante que ele não seja longo, ok? Se não, o usuário pode desistir da conversão.

CTA

A CTA (call to action) é a chamada para a ação que você quer que o usuário realize. Geralmente ela aparece em forma de botão, com uma palavra ou frase imperativa que diz “cadastre-se”, “compre agora”, “baixe o ebook”, entre outras expressões. Não deixe dúvidas para o usuário sobre o que ele deve fazer!

Layout responsivo

O layout responsivo não é exatamente um elemento da landing page, mas a forma como ela deve ser desenvolvida. A responsividade se refere à capacidade da página de se adaptar a diferentes telas e oferecer uma boa experiência a todos os usuários, independentemente do dispositivo que estejam usando.

Isso vale especialmente para as telas de smartphones, já que muitos visitantes podem acessar a landing page em um celular. Se você oferecer uma má experiência a esses usuários, pode perder muitas oportunidades de conversão…

Outros elementos

Você ainda pode lançar mão de outros elementos na landing page. Mas só use outros recursos se eles forem contribuir para a conversão, em vez de apenas encher a página. Você pode usar, por exemplo, depoimentos de clientes, que funcionam como prova social, e perguntas frequentes (FAQ), que ajudam a esclarecer as principais dúvidas de clientes.

O que uma landing page NÃO deve ter?

Se você já entendeu quais são os elementos que não podem faltar em uma landing page, saiba também o que não deve ter nesse tipo de página. Observe que ela deve primar pela simplicidade, então não tenha medo de colocar poucas informações — é assim mesmo que uma landing page deve ser. Confira:

Textos prolixos

Textos prolixos atrapalham a conversão. Você acaba distraindo o usuário que vai até a landing page para realizar logo a ação desejada. A oferta acaba se tornando confusa, e o visitante não consegue perceber o valor do que você está oferecendo. Assim, pode acabar desistindo da conversão.

Links externos

Links externos geralmente não contribuem para a conversão, já que levam os visitantes para fora da landing page, e eles acabam se distraindo. Pode ser que eles esqueçam de voltar à página para finalizar o que estavam fazendo — e você perde mais uma conversão.

Em muitas landing pages, não há sequer um menu ou rodapé, que trazem links do site da empresa. A intenção é direcionar todo o foco para conversão naquele momento.

Formulários longos

Formulários longos cansam. O usuário não quer perder tempo preenchendo dados — ele quer logo receber o que você está oferecendo. Então, foque nas informações que você realmente precisa coletar para iniciar o relacionamento com as pessoas.

Conteúdo abaixo da dobra

Conteúdo “abaixo da dobra” ou “above the fold” se refere ao que a página apresenta depois da rolagem pelo usuário. Procure inserir as principais informações acima da dobra, ou seja, naquilo que o visitante visualiza logo que abre a landing page. Se possível, insira todas as informações acima da dobra, para que o usuário sequer precise rolar a página.

3 exemplos de landing page para você conhecer

Quer visualizar melhor como é uma landing page? Trouxemos alguns exemplos de landing pages de marcas conhecidas, para você ver como elas funcionam. Confira:

Uber

O exemplo de landing page da Uber é bastante didático. A empresa quer que mais motoristas se cadastrem na plataforma. Então, a página traz um título bastante atrativo (“ganhe dinheiro dirigindo com a Uber”) e uma copy super concisa para apresentar sua oferta.

Ao lado, há um formulário simples e uma CTA objetiva (“cadastre-se para dirigir”). Ainda há mais um elemento bastante persuasivo, na parte superior da página, que oferece uma estimativa de ganho para o motorista.

Americanas Marketplace

A landing page da Americanas Marketplace tem a intenção de fazer os usuários se cadastrarem como vendedores. Para isso, começa a página com um título e uma copy que reforçam a relevância das marcas e a simplicidade de vender na plataforma.

Logo abaixo, está o botão de CTA que convida a se cadastrar (“comece a vender aqui”). O formulário, nesse caso, está em uma página externa à landing page.

Ao lado do título e da copy, há um vídeo curto que explica as principais vantagens de se cadastrar na plataforma. Ainda há outros conteúdos depois da rolagem, como dados de desempenho do marketplace, mas todos eles contribuem para convencer o visitante a se cadastrar.

HubSpot

O exemplo de landing page da HubSpot é uma página de download de ebook. O título apresenta o conteúdo principal do ebook, e a copy explica o que o usuário vai encontrar lá. Em seguida, o botão de CTA diz o que o usuário deve fazer: “Download now” ou “baixe agora”.

Ao lado, há uma imagem do ebook como se fosse um livro físico, o que ajuda a valorizar o conteúdo e persuadir o usuário.

Abaixo da dobra, há ainda alguns conteúdos, como os principais tópicos do ebook e as dúvidas frequentes, que ajudam o visitante a entender a oferta da empresa.

Enfim, agora você já sabe o que é uma landing page, qual a sua importância no marketing digital e como elas funcionam na prática. As dicas que demos neste artigo vão ajudar você a criar uma landing page de sucesso, mas o mais importante é entender a persona do seu negócio e criar uma página que saiba se comunicar com o seu público.