O LinkedIn é uma plataforma de negócios — muito além de uma rede social para saber quando alguém mudou de emprego ou fez algum curso. O LinkedIn Business Manager, ferramenta que a rede social deve lançar em 2022, mostra que a plataforma leva as empresas a sério e quer que elas tenham os melhores resultados por lá.
Anunciado em 8 de junho, o LinkedIn Business Manager oferece uma plataforma centralizada para gerenciar pessoas, contas de anúncios e páginas empresariais na rede social. É uma forma de melhorar a experiência de empresas e agências para que façam mais negócios na rede social.
Neste artigo, você vai conhecer melhor essa novidade do LinkedIn e entender por que vale a pena incluir essa rede social nas suas estratégias de marketing digital. Acompanhe!
O que é o LinkedIn Business Manager?
LinkedIn Business Manager é uma plataforma gratuita de gestão de equipes, contas de anúncios, páginas e parceiros na rede social, em um dashboard centralizado. É uma ferramenta exclusiva para negócios no LinkedIn.
Essa plataforma foi anunciada pela vice-presidente de gestão de produtos do LinkedIn, Gyanda Sachdeva. O objetivo da rede social é otimizar as rotinas de campanhas digitais e proporcionar melhores resultados às empresas que utilizam o LinkedIn como plataforma de marketing e vendas.
Neste link, você pode conferir o anúncio do LinkedIn Business Manager no Pulse, a plataforma de publicações da rede social. Veja abaixo o vídeo de anúncio da novidade:
Se você já utiliza o LinkedIn como plataforma de marketing e vendas, provavelmente já utiliza o Campaign Manager e as Páginas da rede social. Então, o LinkedIn Business Manager vem para centralizar essas ferramentas em um painel central. Dessa maneira, você obtém maior controle e visibilidade de todo o marketing em um só lugar.
Para quem a plataforma de gestão do LinkedIn foi criada?
No anúncio do LinkedIn Business Manager, Gyanda Sachdeva deixa claro que a plataforma foi criada para os clientes B2B. A intenção é que possam maximizar a eficiência do seu trabalho e executar campanhas mais envolventes, sem custos com a ferramenta.
De acordo com uma pesquisa do Content Marketing Institute, o LinkedIn é a plataforma de mídia social, tanto paga quanto orgânica, que as empresas B2B mais usam e que dizem entregar os melhores resultados (veja os gráficos abaixo). Portanto, a rede social já conta com a confiança dessas empresas e tem a intenção de se aproximar ainda mais delas.
O anúncio também informa que a plataforma deve facilitar a vida dos profissionais que trabalham em grandes empresas e agências de marketing, que geralmente lidam com várias marcas e projetos ao mesmo tempo. Com uma gestão centralizada, fica mais fácil gerenciar todas as campanhas, conteúdos e anúncios.
Quais os principais recursos do LinkedIn Business Manager?
O LinkedIn Business Manager pretende oferecer recursos para facilitar e otimizar a gestão de projetos das empresas. Estes são alguns dos principais recursos que você vai encontrar na plataforma:
- Dashboard centralizado para gestão de projetos: visualize e gerencie equipes, parceiros, contas de anúncios, páginas e audiências em um painel de controle centralizado.
- Otimização de tarefas administrativas: gerencie facilmente suas tarefas administrativas, como permissões de usuários, cobranças e download de faturas, para poder se dedicar à performance das campanhas.
- Compartilhamento de audiências entre diferentes contas de anúncios: compartilhe e atualize automaticamente as suas audiências segmentadas (Matched Audiences) entre todas as suas contas de anúncio.
Como essa plataforma pode ajudar seu negócio?
O grande benefício da plataforma é auxiliar na gestão de projetos e campanhas da sua empresa no LinkedIn. Você vai perder menos tempo com a gestão de tarefas burocráticas e administrativas para focar no desempenho das campanhas de marketing.
Em vez de trabalhar com diferentes ferramentas, como acontece hoje com a separação de gestão de páginas (Pages) e gestão de campanhas (Campaign Manager), você vai precisar acessar apenas um dashboard para visualizar e controlar tudo. É possível, inclusive, gerenciar diferentes contas nessa mesma plataforma.
É claro que o LinkedIn Business Manager deve ser útil apenas para quem utilizar a rede social em suas estratégias de marketing digital. Mas, como vamos ver logo mais, se você ainda não usa o LinkedIn como plataforma de negócios, é interessante começar a incluir essa plataforma nas suas estratégias.
Quando o LinkedIn Business Manager vai ser lançado?
Segundo o anúncio da vice-presidente de gestão de produtos do LinkedIn, feito em 8 de junho, a plataforma seria lançada em algumas semanas. Ainda não há uma data definida, mas o lançamento deve ocorrer em breve, ainda em 2022.
Vamos ficar de olho para experimentar a plataforma assim que estiver disponível!
Como o LinkedIn pode ser útil para a sua empresa?
O LinkedIn oferece ferramentas valiosas para negócios. Mas é importante entender o perfil da rede social para criar conteúdos e estratégias alinhadas ao seu propósito.
O LinkedIn é uma rede social focada em profissionais e negócios. Os usuários estão lá para compartilhar suas experiências profissionais, buscar melhores colocações no mercado de trabalho e prospectar oportunidades de vendas, contratações e parcerias.
Para as empresas, as soluções da plataforma se concentram em três focos principais: marketing, vendas e contratações. É a partir desses pilares que você pode aproveitar o LinkedIn no seu negócio. Entenda agora em quais estratégias a rede social pode ser útil:
Aumentar o alcance do seu negócio
Um dos benefícios do LinkedIn é aumentar o alcance do seu negócio. Com uma página no LinkedIn, você pode ser encontrado por pessoas que se interessem pelos seus conteúdos e soluções.
Além disso, você pode investir em anúncios segmentados, que alcancem pessoas alinhadas ao seu público-alvo, com mais chances de gerar as conversões que você deseja — seja para gerar leads, vender seus produtos e serviços ou contratar profissionais.
Engajar a audiência com conteúdos
A produção de conteúdos para o LinkedIn contribui para engajar o público em torno da sua marca. Você pode compartilhar dados do mercado, cases da sua empresa, artigos do blog, links para o site, eventos programados, apresentações sobre as suas soluções, entre outros conteúdos.
O LinkedIn oferece diferentes formatos para isso, como imagens, vídeos e as apresentações em PDF, que costumam ter bastante alcance e engajamento. Você também pode publicar artigos no Pulse, que geralmente são conteúdos mais longos e aprofundados.
É importante ressaltar que os conteúdos do LinkedIn devem ser únicos, pensados para essa plataforma. Evite simplesmente replicar o que você está publicando no Instagram ou Facebook, já que os perfis e interesses do público são diferentes.
Conhecer melhor o público
O LinkedIn oferece relatórios sobre a audiência das páginas de empresas. Eles também vão estar disponíveis no LinkedIn Business Manager, para que você possa analisar os dados e entender melhor o perfil de quem interage com a página na rede social.
Dessa forma, você pode criar conteúdos e anúncios mais alinhados ao perfil e interesses dos usuários e ao que eles esperam da sua empresa nessa plataforma.
Prospectar clientes
Por meio de conteúdos, você pode atrair potenciais clientes para o seu negócio. Mas você também pode adotar uma postura mais ativa e prospectar clientes falando diretamente com eles.
O LinkedIn oferece ferramentas de vendas para encontrar potenciais clientes, com o perfil que você deseja. Depois, você pode entrar em contato com eles por mensagem direta para iniciar uma conversa mais próxima e oferecer seus produtos e serviços.
Prospectar e contratar talentos
O LinkedIn também é uma ferramenta poderosa para encontrar talentos. Na rede social, existem diversos profissionais que atendem ao perfil de colaborador que você deseja. Por isso, o LinkedIn oferece ferramentas que ajudam a encontrá-los.
Assim como os potenciais clientes, você também pode entrar em contato direto com potenciais colaboradores, a fim de oferecer oportunidades na sua empresa. Além disso, você pode anunciar vagas e direcionar para determinados perfis profissionais, com mais chances de acertar na contratação.
Depois, as ferramentas do LinkedIn ainda permitem o gerenciamento de todo o processo de contratação. Dessa forma, os processos de recrutamento e seleção se tornam mais eficientes.
Fortalecer a cultura da empresa
Contratar profissionais alinhados à sua cultura organizacional aumenta as chances de satisfação e retenção dos colaboradores. Então, o LinkedIn também pode ser útil para fortalecer a cultura da empresa e atrair pessoas alinhadas a ela.
Nos conteúdos que você publicar no LinkedIn, é importante compartilhar e fortalecer os valores que embasam a sua empresa. Se os valores de diversidade, sustentabilidade e responsabilidade ambiental fazem parte da sua cultura organizacional, por exemplo, eles devem transparecer nos seus conteúdos.
Por fim, entenda que o LinkedIn é uma plataforma de negócios. Você tem diversas oportunidades para contratar os profissionais certos, atrair potenciais clientes e fechar vendas nessa plataforma.
O LinkedIn Business Manager, que está sendo lançado pela empresa, deve ajudar o seu negócio a gerenciar essas atividades com mais eficiência e ter mais resultados na rede social.
Agora, leia também sobre o Google Analytics 4, outra ferramenta nova do marketing digital que vai trazer mais eficiência para o seu negócio.