Redes sociais fazem parte das nossas vidas. A toda hora, conferimos notificações, curtimos fotos de amigos e publicamos stories. No meio de tantos posts, sempre tem espaço para curtir produtos e comprar nas lojas virtuais, não é? É por isso que o Social Commerce tem muita força.
Social commerce é o tipo de e-commerce que acontece nas redes sociais. Se antes elas serviam apenas para interagir com pessoas, hoje já são usadas para conectar marcas e clientes. Elas já viraram plataformas de negócios — propícias para divulgar produtos, estimular o desejo de compra e, é claro, promover vendas.
Quer entender como isso funciona e como você pode aplicar no seu negócio? Acompanhe agora para saber tudo sobre o Social Commerce!
O que é Social Commerce?
Social Commerce é uma modalidade de comércio eletrônico que acontece por meio das redes sociais. Refere-se às ações de compra e venda de produtos e serviços, mas envolve também as estratégias de divulgação e relacionamento que estimulam as relações entre marcas e clientes.
As ferramentas atuais já permitem comprar e vender nas próprias plataformas, sem precisar acessar páginas externas. Embora ainda não estejam disponíveis no Brasil, a tendência é que esses recursos se popularizem nos próximos anos.
Por enquanto, a maioria das ferramentas de Social Commerce é focada na divulgação de links que levam para a página do produto em lojas virtuais e marketplaces, onde o cliente pode finalizar o pedido e o pagamento.
Para entender a força do Social Commerce atualmente, a pesquisa eCommerce Trends Report 2021 consultou especialistas para saber quais eram as principais tendências de e-commerce. Veja, no gráfico abaixo, que o Social Commerce apareceu em 1º lugar. Portanto, vale a pena ficar de olho nessa tendência!
Quais são as vantagens do Social Commerce?
O Social Commerce aproveita o poder de interatividade das redes sociais para estimular o relacionamento com os clientes e as vendas de produtos.
Essas plataformas permitem criar uma comunidade de admiradores em torno da sua marca. Não é por acaso que os usuários não são meros consumidores — eles são seguidores e fãs da marca, com quem você pode e deve criar relações mais profundas.
Porém, se os seguidores ficam apenas nos likes e comentários, eles não trazem resultados efetivos em vendas e faturamento. Então, o que o Social Commerce faz é monetizar o engajamento desses usuários, que vão até a sua loja virtual para comprar e gerar renda para o seu negócio.
Além disso, uma das vantagens do Social Commerce é aproveitar o poder de influência dessa comunidade em torno da sua marca. Nas redes sociais, a “prova social” é ativada com força.
Essa expressão se refere ao gatilho mental que estimula um comportamento a partir da influência das pessoas ao redor. Se várias pessoas estão curtindo um produto, o usuário se sente instigado a curtir também, em busca de inserção e aprovação no seu grupo social. É uma atitude natural do ser humano, que pode ser aproveitada para vender mais nas redes sociais.
E, se você quer mais uma vantagem do Social Commerce, saiba que essa estratégia tem ótimo custo-benefício. As redes sociais oferecem diversas oportunidades de divulgação orgânica, que não exigem qualquer gasto com mídia. E, se você investir em anúncios pagos, pode vender ainda mais, mas o retorno sobre o investimento (ROI) é sempre interessante.
Quais são as principais ferramentas de vendas nas redes sociais?
A seguir, vamos ver como você pode começar a trabalhar com Social Commerce para impulsionar suas vendas nas redes sociais.
As principais plataformas estão investindo em soluções de vendas para os negócios. Por isso, já existem algumas ferramentas para facilitar seu trabalho:
Loja no Instagram
O Instagram é uma das redes sociais mais atentas às ferramentas de vendas. É um ambiente em que as pessoas gostam de publicar sobre produtos que compraram e seguir as marcas que admiram. Por isso, é também propício para o consumo.
No Instagram, as marcas podem criar suas próprias lojas. É possível publicar posts no feed e stories com marcações dos seus produtos em tags. Quando os usuários clicam nessas tags, são direcionados para a loja da marca na plataforma e podem ver os preços, disponibilidade e outras categorias de produtos.
Se ficarem interessados, é só clicar no link que direciona para a página do produto na loja virtual própria da marca. Nos Estados Unidos, o Instagram já liberou a funcionalidade de finalizar o pagamento na própria plataforma, o que deve chegar ao Brasil em breve.
Loja no Facebook
As marcas também podem criar sua própria loja no Facebook, que funciona da mesma forma que as lojas no Instagram. Você publica fotos com os produtos marcados e direciona os usuários para finalizar o pedido na sua loja virtual.
É mais uma opção de ferramenta para vender nas redes sociais, em uma plataforma que ainda tem o maior número de usuários do mundo. Mas é importante verificar se a sua persona está lá no Facebook para comprar.
Pins de produto
O Pinterest pode não ter o mesmo volume de usuários que Instagram e Facebook, mas tem um público fiel, engajado e disposto ao consumo.
Nessa rede social, os usuários costumam fazer wishlists de decoração, casamento, design, culinária, entre outras áreas, que são propícios para direcioná-los à compra de produtos.
A plataforma sabe muito bem disso e se dedica a criar ferramentas voltadas para compra e venda. O principal recurso são os Pins de Produtos, que, assim como no Instagram e Facebook, permitem marcar os itens no post e levar os usuários até a loja virtual.
Além disso, o Pinterest é um bom gerador de tráfego, já que as pessoas buscam mais informações nas páginas de origem das imagens. Então, é uma boa oportunidade para levar mais visitantes até a sua loja.
Como vender mais com Social Commerce?
Explore as ferramentas acima para vender mais nas redes sociais. Mas não deixe de seguir as dicas abaixo para potencializar o Social Commerce da sua marca. Confira:
1. Crie uma loja virtual
Para vender mais nas redes sociais, é importante ter uma loja virtual estruturada. Futuramente, as plataformas devem liberar a finalização de pedido e pagamento de forma nativa.
Mas, enquanto isso não acontece, o ideal é direcionar os usuários para ver mais informações e finalizar a compra no seu e-commerce. Assim você consegue despertar confiança no comprador, que poderia ficar desconfiado de fechar negócio por mensagem no WhatsApp ou no Messenger, por exemplo. Uma loja virtual é o caminho mais seguro para a compra.
2. Escolha uma plataforma de e-commerce com integração para Social Commerce
Ao montar a sua loja virtual, escolha uma plataforma de e-commerce que permita fazer integrações com as redes sociais.
Para criar uma loja no Instagram e no Facebook ou publicar Pins de Produto, você precisa informar às plataformas o catálogo de produtos que você deseja anunciar e vender. Uma plataforma que ofereça recursos simples para criar e enviar esse catálogo pode facilitar muito o seu trabalho.
3. Tenha boas imagens dos seus produtos
É importante ter boas imagens dos produtos para estimular as vendas. Lembre-se de que as redes sociais são essencialmente visuais — principalmente Instagram e Pinterest, que gostam de encantar os olhos dos usuários.
Então, procure produzir fotos e vídeos encantadores, que despertem o olhar dos usuários em meio a tantos estímulos. Procure também mostrar seus diferentes ângulos, diferenciais e usos, para aproximar o produto da realidade das pessoas.
4. Interaja com os seguidores
Redes sociais foram criadas para as pessoas interagirem. Então, não deixe os seguidores falando sozinhos. Se eles tiverem dúvidas e deixarem comentários e mensagens, procure responder com a maior agilidade e atenção.
Quando são bem atendidos, os clientes se sentem mais confiantes e estimulados a comprar da sua loja. Além disso, eles se sentem ouvidos e valorizados pela marca, o que conta pontos para o relacionamento entre marca e consumidor.
5. Incentive clientes a publicar sobre os produtos
As opiniões das outras pessoas influenciam muito nas decisões de compra dos consumidores. Por isso, é interessante estimular que os compradores falem sobre a sua marca, publiquem fotos com os produtos em uso.
Esse é o conteúdo gerado pelo usuário (user generated content ou UGC), que ajuda a corroborar o que a própria marca diz em seu marketing, mas com muito mais poder de influência.
6. Foque nos principais produtos da loja
Entenda as redes sociais como uma grande vitrine para os seus produtos. Em uma vitrine, as lojas não colocam todos os seus produtos, o que pode sobrecarregar os consumidores com informações. Elas selecionam aqueles produtos mais atrativos, que têm maior margem de lucro ou que precisam despachar do estoque, por exemplo.
O mesmo deve acontecer no Social Commerce. Em vez de publicar todos os seus produtos insistentemente nas redes sociais, faça uma escolha estratégica dos itens que você quer vender. Dessa forma, você consegue potencializar os ganhos.
Perceba, portanto, que o Social Commerce representa uma continuidade do trabalho que você já deve estar fazendo nas redes sociais. A diferença é que você pode utilizar ferramentas específicas para aproveitar o engajamento da comunidade e levar os seguidores para comprar na sua loja. O potencial de vendas é grande; e o custo-benefício, super vantajoso.
Agora, aproveite para conhecer os nossos serviços e saber como podemos ajudar você a ter uma loja virtual de sucesso!