Saber como ganhar seguidores no Instagram é o segredo que muita gente quer saber. Afinal, quanto mais pessoas acompanharem a sua marca na rede social, mais oportunidades de vendas e negócios você pode gerar.
Porém, na ambição de aumentar a comunidade da sua marca, muitos perfis acabam adotando práticas mal vistas pelo Instagram, que podem prejudicar a sua imagem e até gerar penalizações. Por isso, criamos este artigo para mostrar a você as melhores práticas para ganhar seguidores, sem passar por cima das políticas da rede social.
Acompanhe agora para saber as nossas dicas de como ganhar seguidores no Instagram!
Por que é importante ganhar seguidores no Instagram?
Ganhar seguidores no Instagram significa que o seu perfil está despertando o interesse das pessoas. A sua marca está se tornando mais conhecida, seu conteúdo está se espalhando por aí, e cada vez mais usuários estão querendo acompanhar o que você publica.
Portanto, aumentar o número de seguidores é uma forma de aumentar a visibilidade da sua marca e ampliar o alcance dos seus posts e stories. Só que não basta fazer as pessoas curtirem o seu perfil — é preciso criar conteúdos que interessem a elas para conquistar engajamento e aumentar a relevância da sua marca na rede social.
Se não, aqueles seguidores vão representar apenas um número vazio, de pessoas que sequer visualizam suas publicações, porque o algoritmo do Instagram entende que você não é relevante para elas. Por isso, o aumento no número de seguidores deve vir junto de estratégias de conteúdo e relacionamento, que engajem quem chegou até o seu perfil.
12 dicas para ganhar seguidores no Instagram
A seguir, vamos ver quais são as principais dicas para ganhar seguidores no Instagram, sem ferir as políticas da rede social.
Você vai ver que são boas práticas que vão ajudar não só a aumentar a base de seguidores, mas a melhorar a atuação do seu perfil como um todo. Acompanhe:
1. Saiba quem é a sua persona
O primeiro passo para ganhar seguidores é identificar qual o perfil de pessoa que você quer atrair. A persona vai ajudar nisso, já que traz uma descrição das características, interesses, dúvidas e necessidades de um personagem baseado nos seus clientes ideais.
Dessa forma, você consegue definir as estratégias certas de conteúdo, linguagem e relacionamento para atrair seguidores.
2. Tenha um perfil comercial completo
Primeiramente, tenha um perfil comercial. Esse tipo de perfil desbloqueia uma série de recursos, como a possibilidade de anunciar e campos de contato que não são liberados nas contas pessoais. Além disso, a marca transmite mais profissionalismo e credibilidade.
Com um perfil comercial, preencha todos os campos da bio do Instagram. Ali você pode informar nome, site, telefone, horário de atendimento e outros dados, além de stories em destaque. Essas informações ajudam os usuários a decidirem se devem seguir ou não o seu perfil — então, faça com que eles curtam!
3. Explore todos os recursos e formatos do Instagram
O Instagram oferece inúmeros recursos e formatos de publicação:
- Posts do feed (imagem, vídeo, carrossel);
- Stories (com figurinhas, contagem regressiva, trilha sonora e muito mais);
- Transmissões ao vivo (as famosas lives!);
- IGTV (para vídeos mais longos);
- Coleções (para séries de posts de determinado assunto);
- Reels (o concorrente do TikTok que está com um grande alcance atualmente).
Ao explorar todos esses recursos, você consegue diversificar o conteúdo, atender aos interesses de diferentes usuários e aparecer em mais seções do Instagram. Aliás, o algoritmo do Instagram gosta de perfis que exploram várias possibilidades, sabia?
4. Capriche na qualidade das imagens
A qualidade das imagens é essencial para ganhar seguidores. Antes de tudo, o Instagram é uma rede social visual, em que é preciso encantar os olhos.
Mas não estamos dizendo que você precisa montar um estúdio de Hollywood em casa, ok? Basta saber explorar a câmera do seu celular ou usar um programa como o Canva, que facilita a vida de quem trabalha com redes sociais.
5. Incentive que os usuários compartilhem o conteúdo
Faça com que os seus conteúdos se espalhem pela internet e atraiam mais pessoas. Para isso, nada mais simples que pedir aos usuários que compartilhem suas publicações!
Utilize chamadas para ação (CTAs) nos seus posts e legendas. Uma boa ideia é incluir um card no final do carrossel do feed ou de uma sequência de stories recomendando que o usuário envie o conteúdo para outra pessoa. Não hesite em fazer isso, pois costuma dar bons resultados.
Fonte: Officeless
6. Divulgue o perfil do Instagram nos seus canais de marketing
Faça o seu papel também e espalhe seu conteúdo por aí. Você provavelmente já tem outros canais de marketing digital, como site, blog, email marketing, YouTube e outras redes sociais, que podem incluir links e conteúdos do Instagram para atrair seguidores.
Até mesmo canais de marketing offline, como cartões de visita e folders, podem divulgar o seu Instagram. Aproveite que você não precisa pagar nada a mais para divulgar nessas mídias.
7. Marque a localização dos posts
Nos posts e stories do Instagram, aproveite o recurso de geolocalização quando fizer sentido para o conteúdo.
Além de servir como uma informação a mais para os usuários, esse dado ajuda a publicação a aparecer na aba Explorar, nas recomendações do Instagram e nas pesquisas por locais. Dessa maneira, você alcança mais pessoas e ganha mais seguidores no Instagram.
8. Use hashtags estratégicas
Hashtags também cumprem o papel de oferecer uma informação para os usuários, além de aparecer na aba Explorar, nas recomendações da rede social e nas pesquisas por hashtags.
Então, aproveite para usar hashtags estratégicas, que tenham relação com o seu nicho e com o seu conteúdo, para atrair pessoas que tenham interesse no que você publica. Assim, elas têm mais chances de curtir o seu perfil.
9. Interaja com outros perfis
Redes sociais foram feitas para interagir. Então, não pense apenas em publicar. Valorize também o que os outros usuários e marcas, principalmente do seu nicho, estão publicando. Siga, curta, comente, compartilhe.
Muitas vezes, um comentário ou um like da sua marca que aparece para os usuários pode ser o gatilho para fazê-los irem até o seu perfil. Além disso, interagir ajuda a nutrir relacionamentos e criar uma “política de boa vizinhança” — esses perfis também podem seguir você de volta e compartilhar o seu conteúdo.
10. Faça parcerias com influenciadores e microinfluenciadores
Parcerias com influenciadores são poderosas para ganhar seguidores no Instagram. Eles têm uma base de fãs fiéis, que segue o seu estilo de vida e confia nas suas recomendações.
Mas você não precisa se limitar aos influencers mais conhecidos, que cobram milhões de reais por uma parceria. Microinfluenciadores, com comunidades menores, mas muitas vezes mais engajadas, podem entregar resultados até melhores, já que podem alcançar um perfil de público mais focado no seu nicho.
11. Invista em publicidade paga no Instagram
O alcance orgânico do Instagram pode ser insuficiente para alcançar o número de seguidores que você deseja. Por isso, você pode aproveitar a publicidade paga na rede social, com diferentes formatos de anúncios, posts e stories patrocinados.
É importante segmentar corretamente o público-alvo, de maneira que a publicidade atraia um perfil de seguidores que gostem do seu conteúdo e queiram acompanhar o seu perfil.
12. Acompanhe as métricas para saber o que funciona
Fique de olho nos resultados das suas estratégias para ganhar seguidores no Instagram. Avalie o crescimento da base, mas também os dados de alcance e engajamento, que ajudam a entender quais ações e conteúdos funcionaram melhor.
E não tenha medo de testar novas abordagens para melhorar seus resultados. Explore novos formatos, tipos de conteúdo e horários de publicação, por exemplo. Veja o que ajuda mais a atrair seguidores e invista nisso.
O que NÃO fazer para aumentar o número de seguidores
A preocupação em ganhar mais seguidores no Instagram pode levar muitos perfis a adotar práticas que violam as políticas do Instagram.
A rede social quer proporcionar a melhor experiência aos usuários, com conteúdos reais e interações genuínas entre as pessoas. Por isso, algumas práticas são mal vistas e podem sofrer penalizações, desde a redução do alcance até a suspensão do perfil. Então, evite as seguintes atitudes:
Comprar seguidores
Comprar seguidores é uma das piores escolhas que você pode fazer. O Instagram consegue identificar perfis que têm seguidores falsos ou que cresceram sua base da noite para o dia e pode penalizá-los.
Além disso, a compra de seguidores traz milhares de pessoas que não têm interesse na sua marca ou que sequer existem! Então, o número pode até crescer, mas não se traduz em qualquer resultado para a sua marca e pode prejudicar sua imagem junto ao público.
Fazer spam
Alguns perfis utilizam softwares para automatizar comentários, mensagens e interações com outros perfis. Dessa forma, eles podem enviar milhares de comentários pedindo para seguir o perfil de volta, por exemplo.
Mas o Instagram consegue identificar o spam na rede social e pode penalizar o perfil responsável. Além disso, spam é inconveniente para todo mundo. Não faça isso.
Não foque apenas no número de seguidores
Por fim, vale a pena destacar: aumentar o número de seguidores não deve ser o seu único foco no Instagram, ok?
Uma grande base de seguidores ajuda a aumentar a visibilidade do seu negócio e até demonstra o poder da sua marca. Mas, se esse número não se transformar em engajamento e conversões, é apenas um número.
É por isso que o número de seguidores vem se tornando uma métrica secundária no marketing digital. Muitas vezes, é chamado de “métrica de vaidade”, porque pode servir apenas para o ego da marca, não para gerar resultados.
Então, não foque cegamente em ganhar seguidores no Instagram. Adote um plano estratégico completo para redes sociais, que contemple outros objetivos e contribua para gerar resultados efetivos de marketing. Quando os seguidores se tornam oportunidades reais de negócio, atrair mais pessoas para o seu perfil faz todo o sentido.
Agora, aproveite para ler mais sobre Inbound Marketing, uma das principais estratégias de marketing digital para vender mais e escalar o seu negócio.