Atualizações da Pesquisa do Google: saiba as últimas novidades

AUTOR

yuriarea51

PUBLICADO EM

11 de maio de 2022

O Google está sempre em atualização. Toda vez que você acessa a página de pesquisa do buscador, pode encontrar algo novo: uma mudança de layout, um novo recurso de pesquisa, uma nova informação nos resultados e muitas outras possibilidades.

Quem se preocupa com SEO deve conhecer as atualizações da Pesquisa do Google para pensar suas estratégias. Se, por exemplo, surge uma nova possibilidade de busca por imagens (e isso já está acontecendo, como vamos ver), você precisa planejar novamente suas estratégias de SEO para focar na otimização das imagens do site.

Por isso, trouxemos aqui as últimas atualizações da Pesquisa do Google e as novidades do seu algoritmo de busca, que determina a classificação do ranking nos resultados das pesquisas. Acompanhe agora para saber das últimas mudanças e atualizar suas estratégias:

Atualizações da Pesquisa do Google: conheça as principais mudanças do buscador

Da inteligência artificial às buscas por imagens, das avaliações de produtos ao título das páginas: conheça agora as recentes mudanças da Pesquisa do Google que podem fazer diferença para as suas estratégias de SEO.

Google PaLM: o futuro do algoritmo do Google

O algoritmo do Google passa por atualizações frequentes. O buscador está sempre atrás de soluções mais inteligentes para melhorar a experiência de busca.

Para isso, trabalha continuamente no seu algoritmo, que reúne um conjunto de operações para definir como os resultados das buscas são apresentados aos usuários. Nos últimos anos, a inteligência artificial e o aprendizado de máquina entraram com força no desenvolvimento do algoritmo, a fim de compreender melhor a linguagem humana e otimizar os resultados.

A atualização mais impactante do algoritmo em relação à inteligência artificial foi o BERT (2019), que é um sistema especializado no processamento de linguagem natural (NLP). Em maio de 2021, o Google anunciou o MUM, que seria mil vezes mais poderoso que o BERT.

O MUM não apenas entende a linguagem, mas também é capaz de gerá-la. Mais que isso, ele não entende apenas textos, mas também imagens, como veremos no próximo tópico.

Mas um novo sistema está em desenvolvimento: Pathways Language Model, mais conhecido como PaLM. Segundo o Search Engine Journal, o Google PaLM pode representar um caminho para a nova geração da Pesquisa do Google.

O PaLM é capaz de lidar com milhões de tarefas diferentes de maneira supereficiente e até supera os humanos nos testes de linguagem e raciocínio. Imagine o potencial desse algoritmo…

Um dos exemplos dados pelo Google é a sua capacidade de explicar uma piada que nunca tinha visto antes. Isso significa que o algoritmo pode aproveitar todo o seu conhecimento para resolver novos problemas — o que torna as máquinas cada vez mais semelhantes aos seres humanos.

Essa tecnologia ainda está em estudo pelos engenheiros do Google. Mas é bom ficar de olho, porque ela pode ser a base para uma poderosa mudança do algoritmo do Google.

Google Multisearch: buscas por textos e imagens

Esta é uma das atualizações da Pesquisa do Google mais interessantes: agora você pode pesquisar no Google utilizando textos e imagens ao mesmo tempo.

Pense em quantas pesquisas você já fez sem ter as palavras certas. Muitas vezes, seria mais fácil fotografar um lugar, um objeto, um produto e fazer perguntas sobre ele, não é? Então, é isso que o Google Multisearch permite fazer. Você pode, por exemplo, fotografar uma planta da sua casa e pesquisar “como cuidar”.

Até alguns anos atrás, o Google não era capaz de compreender imagens. O algoritmo precisava da ajuda de outras informações textuais para entender o que uma imagem representava. Porém, a inteligência artificial do MUM permite agora que o robô do Google leia imagens — e, no futuro, pode também entender vídeos e áudios. Essa é a base da tecnologia que possibilita o Google Multisearch.

Mas como isso impacta as suas estratégias de SEO? Continue editando a legenda, o texto alternativo (tag alt), o nome do arquivo e as informações contextuais da página para otimizar as imagens. Mas lembre também que você precisa ter imagens de qualidade, que sejam facilmente reconhecidas pelo robô e associadas às buscas dos usuários.

A atualização foi anunciada em 7 de abril de 2022 e, por enquanto, está disponível em versão beta apenas nos Estados Unidos. Mas o potencial da ferramenta mostra que em breve ela deve estar disponível em todos os países.

Product Review Update: melhorias nas avaliações de produtos

Os consumidores gostam de ler as avaliações de outros clientes antes de comprar um produto. Os reviews de produtos ajudam a tomar as decisões de compra, ao trazer percepções de outras pessoas, e não da própria marca.

O Google sabe disso e quer qualificar a experiência de pesquisa de produtos no buscador. Por isso, anunciou uma atualização da Pesquisa do Google para as buscas por produtos. A intenção é estimular os sites a oferecer análises criteriosas e pesquisas originais sobre seus produtos, escritas por especialistas ou entusiastas que conhecem bem o assunto.

Em março de 2022, uma nova atualização foi lançada no Product Review Update para aprimorar a classificação das avaliações de produtos nos resultados da busca. Aquelas que forem mais detalhadas, incluírem informações além das fornecidas pelo fabricante e oferecerem comparativos tendem a ter mais visibilidade na busca orgânica.

O foco dessas atualizações da Pesquisa do Google foram os sites e blogs que fazem reviews de produtos de marcas parceiras. Para isso, o buscador oferece uma série dicas para escrever avaliações de produtos de alta qualidade.

No SEO da sua empresa, é interessante aplicar essas dicas ao fazer parcerias com influenciadores, que podem publicar avaliações dos seus produtos. Se você tem um e-commerce, incentive também que os clientes deixem reviews dos produtos depois da compra, com orientações para que escrevam conforme as dicas do Google.

Title Tag Update: melhorias nos títulos dos resultados da busca

Uma das principais orientações do SEO on page é a otimização do título da página. Afinal, esse é o elemento que apresenta o conteúdo ao usuário e estimula que a pessoa clique no link nos resultados da busca. O elemento do código que define o título da página na Pesquisa do Google é a Title Tag.

Mas o Google percebeu que muitas páginas não têm títulos eficientes, porque não descrevem o conteúdo corretamente. Algumas páginas têm títulos incompletos, outras usam o mesmo título em várias páginas ou sequer têm um texto definido na Title Tag.

Por isso, o buscador decidiu mudar a forma como exibe os títulos e passou a incluir textos da própria página, a fim de oferecer uma informação mais relevante para o usuário. As atualizações da Pesquisa do Google em relação ao Title Tag Update têm esse objetivo.

Mas é importante saber que, na maioria das vezes, o Google usa o título definido pelo próprio site. Por isso, nas suas estratégias de SEO, otimize os títulos das páginas para que eles sejam informativos, mas também persuasivos para estimular o clique do usuário.

Momentos importantes em vídeo

Se você tem uma estratégia de vídeos no marketing digital, é importante saber deste recurso do Google. Em 2019, o Google lançou a atualização “Momentos importantes em vídeo”, que marca os momentos mais relevantes de um vídeo nos resultados da Pesquisa do Google.

Quando uma pessoa faz uma pesquisa no Google que tem melhores respostas em vídeos, o buscador prioriza esse formato nos resultados. Mas, para melhorar ainda mais a experiência de busca, o Google também marca os momentos-chave dos vídeos, que ajudam o usuário a encontrar a resposta que deseja.

Assim, a pessoa pode navegar pelo vídeo como se fosse o índice de um livro, em vez de ter que assisti-lo do início ao fim para encontrar a sua resposta.

O Google tenta identificar automaticamente os segmentos dos vídeos, sem que você precise fazer nada. Mas você também pode marcar manualmente os vídeos e otimizar o trabalho do robô.

Se o vídeo estiver hospedado no YouTube, basta incluir as marcações de tempo na descrição da publicação. Mas se o vídeo estiver hospedado no próprio site, é preciso fazer as marcações por meio de dados estruturados. Uma atualização de 2021 facilitou esse trabalho. Veja aqui as orientações do Google para fazer isso.

Experiência de busca é o foco das atualizações da Pesquisa do Google

Todos os estudos do buscador e atualizações da Pesquisa do Google se voltam para um mesmo propósito: a experiência do usuário. O que o Google mais quer é que as pessoas encontrem facilmente o que desejam e tenham as melhores respostas para as suas dúvidas.

Então, é nisso também que as suas estratégias de SEO devem focar. Em vez de se preocupar em repetir tantas vezes uma mesma palavra-chave em um texto, pense mais na experiência positiva que as pessoas devem ter no seu site. Esse é o segredo do SEO.

Agora, aproveite para navegar mais no nosso blog e ver outras dicas para a sua empresa. Aprenda mais sobre marketing digital!