Muita gente pensa que o marketing trabalha apenas com as campanhas criativas que vemos por aí, na TV e na internet. Quem pensa assim talvez se surpreenda ao descobrir que muitos profissionais de marketing estão mergulhados em gráficos e relatórios para fazer análise de dados.
Essa atividade é essencial para embasar as decisões e estratégias de marketing. A partir da coleta e do tratamento dos dados, a análise permite compreender o mercado, conhecer os consumidores e concorrentes e gerar insights para criar melhores estratégias.
Neste artigo, você vai entender melhor o que é a análise de dados, qual a sua importância no marketing e como adotar essa atividade no seu negócio. Acompanhe para saber tudo:
O que é a análise de dados?
Análise de dados são as atividades de visualização, transformação e cruzamento de dados sobre determinado assunto, a fim de gerar informações úteis para a tomada de decisões.
A análise dos dados só é possível depois que eles passam por outros processos da Ciência de Dados. Afinal, as ferramentas coletam dados não-estruturados, que não são compreensíveis por humanos nem geram informações úteis.
Então, eles precisam passar por um tratamento para se transformar em dados estruturados, ou seja, com padrões de estrutura e organização. Assim, os profissionais podem visualizar e analisar os dados em gráficos e relatórios, geralmente em ferramentas específicas para isso.
Essa atividade pode ser aplicada nas mais diversas atividades e segmentos. Na gestão pública, por exemplo, os dados ajudam a entender como as cidades funcionam e criar melhores políticas urbanas. No mercado financeiro, eles mostram quais são as melhores opções de investimentos para determinado perfil de investidor. Logo mais, você vai entender as aplicações de análise de dados no marketing.
Para que serve a análise de dados no marketing?
No marketing, a análise de dados faz parte de uma tendência que a transformação digital provoca: o data driven marketing, ou seja, o marketing orientado por dados.
Para encarar o ritmo e a competitividade da era digital, as empresas precisam considerar os dados em todas as suas decisões sobre estratégias, ações e otimizações. Dessa forma, as decisões são baseadas na realidade que os dados mostram, em vez de suposições e achismos que trazem mais riscos e chances de erros.
Por vezes, essas decisões são tomadas por humanos, como no planejamento de marketing. Em outros casos, as decisões são automatizadas, quando os dados são incorporados às tecnologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina.
Vamos entender melhor de que maneira a análise de dados contribui para a tomada de decisões no marketing:
Compreender o desempenho da empresa
Uma das principais utilidades da análise de dados no marketing é acompanhar o desempenho da marca em suas estratégias.
É possível monitorar como os consumidores reagem às suas campanhas de publicidade, às otimizações do site, às publicações nas redes sociais, entre outras ações de marketing digital. A partir dessa percepção, você pode ajustar as estratégias para ter melhores resultados.
Por meio da análise de dados, também é possível monitorar o desempenho da empresa no mercado. Indicadores como market share e share of mind, por exemplo, mostram qual a fatia do mercado em relação aos concorrentes.
Analisar e prever comportamentos dos consumidores
A análise de dados também serve para conhecer melhor os consumidores, seus interesses, comportamentos, dúvidas e necessidades.
Com essas informações, a empresa consegue segmentar o mercado e identificar qual é o seu público-alvo para criar produtos e estratégias que atendam às suas necessidades. Também é possível traçar a persona da marca para se comunicar melhor com ela e resolver suas dores.
Além disso, a análise de dados também permite identificar padrões de comportamento que indicam tendências de mercado. Dessa forma, a marca pode se antecipar aos seus concorrentes e criar soluções inovadoras, para interesses que ainda tendem a crescer.
Conhecer os concorrentes
Uma análise de mercado também deve olhar para os concorrentes. Os dados podem mostrar o que a concorrência está fazendo, em que canais está presente, com qual público se comunica, entre outras informações estratégicas.
Com a análise de tendências, também é possível se antecipar a movimentos dos concorrentes e de possíveis novos entrantes. Assim, a empresa pode se preparar para as ameaças e oportunidades do mercado.
Mas não pense que você precisa contratar um espião para isso. Existem ferramentas de análise que captam dados abertos dos concorrentes e entregam a você em relatórios simples e inteligentes. Assim, você pode tomar melhores decisões estratégicas em relação a eles.
Quais são os tipos de análise de dados?
Existem diferentes tipos de análise que geram diferentes tipos de insights. Vamos ver agora quais são eles:
Análise descritiva
A análise descritiva observa os dados para descrever algum fenômeno da realidade. No marketing, é o tipo de análise usado para avaliar o desempenho de uma empresa por meio dos seus indicadores-chave de sucesso (KPIs ou key performance indicators).
Análise diagnóstica
A análise diagnóstica utiliza dados históricos para analisar as causas de um fenômeno. Portanto, olha para o passado a fim de entender um evento presente. Pode ser usada, por exemplo, para identificar por que uma campanha não trouxe os resultados esperados.
Análise preditiva
A análise preditiva identifica padrões e tendências nos dados para criar cenários futuros. Enquanto a descritiva olha para o presente e a diagnóstica olha para o passado, a análise preditiva olha para o futuro. Esse é o tipo de análise usada para prever comportamentos do consumidor, por exemplo.
Análise prescritiva
A análise prescritiva é focada em recomendar medidas para lidar com o fenômeno. A intenção desse tipo de análise é fornecer subsídios para as decisões que podem alterar um evento no futuro. Pode ser usada, por exemplo, para orientar decisões de otimização em campanhas de anúncio.
Como analisar dados de marketing?
Agora, vamos ver algumas dicas de como aplicar a análise de dados no marketing da sua empresa.
Mas entenda que, tão importante quanto aprender as boas práticas é criar uma cultura data driven no seu negócio, em que todas as estratégias sejam mensuradas e todas as decisões sejam embasadas em dados.
Veja, então, algumas dicas para analisar dados no marketing:
Estabeleça objetivos
Antes de mergulhar nos gráficos e relatórios, entenda o que você quer descobrir. Dessa forma, a análise se torna mais focada.
Perceba que a quantidade de dados disponíveis para análise é incontável. Como o gráfico abaixo mostra, o volume de dados que circula pelo mundo alcançou 64 zettabytes em 2020 e deve seguir crescendo exponencialmente.
Então, estabeleça objetivos que orientem e limitem a análise de dados. É importante que eles estejam relacionados aos objetivos de marketing e da empresa como um todo, de maneira que o trabalho contribua para os resultados gerais.
Fonte: Statista
Defina KPIs
KPIs são os indicadores-chave de sucesso de uma estratégia. Esses dados estão diretamente relacionados aos objetivos que você quer atingir e dizem se a estratégia está no caminho certo para atingi-los. Então, eles também ajudam a definir um foco para a análise.
Para isso, é importante que os KPIs sejam definidos no momento do planejamento da estratégia. Ao definir metas, estabeleça também os indicadores que a equipe deve monitorar.
Cruze dados
Uma boa análise de dados não se faz apenas olhando para os dados. Você precisa explorar o que eles têm a dizer. Para isso, faça cruzamentos entre as métricas.
Ao analisar dados do seu site, por exemplo, você pode cruzar os canais de aquisição de tráfego com o perfil de público. Assim, é possível identificar quais canais atraem quais perfis de visitantes. Depois, essa informação pode ser usada para ajustar as estratégias para cada tipo de público.
Mantenha o histórico
A análise se torna mais valiosa quando você tem dados históricos para fazer comparações. Ao olhar para os dados do passado, você pode identificar se a empresa melhorou ou piorou seu desempenho, se o mercado apresenta uma tendência de aumento de demanda ou se os consumidores estão mudando seus interesses, por exemplo.
Então, mantenha armazenado o histórico de dados. Se houver algum evento que possa afetar os resultados futuros, faça uma anotação para identificar quais mudanças acontecem nos dados a partir dele.
Utilize ferramentas
A análise de dados é mais eficiente quando você utiliza ferramentas de data analytics. Elas são capazes de consolidar os dados em gráficos e relatórios inteligentes, que ajudam a gerar insights para a sua marca.
Além disso, muitas delas permitem criar dashboards customizados para visualizar dados e apresentar resultados de maneira mais atrativa.
Principais ferramentas de análise de dados para o marketing
Saiba agora quais são as principais ferramentas de análise de dados que você pode usar:
Google Analytics
Google Analytics é a principal ferramenta de análise de dados. Você pode monitorar os acessos, visitantes e conversões dos seus canais — site, blog ou aplicativo — para entender o desempenho das suas estratégias e o perfil da sua audiência.
Google Data Studio
Google Data Studio é outra ferramenta gratuita do Google para fazer análise de dados. Mas o foco dessa ferramenta é a criação de dashboards personalizados e interativos para visualizar dados em tempo real e cruzar métricas em diferentes tipos de gráficos.
Similarweb
Similarweb é uma ferramenta de análise de mercado por meio de métricas de sites, como classificação na busca, número de acessos e origens de tráfego. Você pode analisar sites de concorrentes e entender melhor o mercado para traçar melhores estratégias.
Social analytics
Ferramentas de social analytics trazem dados sobre a atuação das marcas nas redes sociais. Cada plataforma oferece a sua ferramenta, como o Facebook e o Instagram Insights, mas também existem ferramentas que abrangem várias redes sociais, como mLabs e Etus.
Então, entendeu a importância da análise de dados para o marketing? Essa atividade ajuda a minimizar riscos e otimizar estratégias. Portanto, o data driven marketing é uma tendência que você deve seguir para entrar na transformação digital e ganhar competitividade no mercado.
Agora, se você quer otimizar as suas estratégias a partir dos dados, conte com uma agência que é focada em resultados. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar sua empresa!