O que você acha que vende mais: um anúncio que apresenta os benefícios de um produto ou que se conecta com o emocional dos consumidores? A teoria do Círculo Dourado ajuda a responder isso.
Em geral, pensamos que as nossas compras são muito racionais, não é? Achamos que escolhemos o produto que apresenta mais vantagens ou o melhor preço. Porém, as decisões de consumo são muito mais motivadas por aspectos subjetivos do que imaginamos.
É isso que o Círculo Dourado de Simon Sinek nos mostra. Esse conceito diz que líderes e empresas devem ter um propósito para se conectar com as pessoas, em vez de focar nas características e funcionalidades de um produto, por exemplo. Afinal, é com o “porquê” que as pessoas se identificam.
A seguir, você vai entender melhor o Círculo Dourado ou Golden Circle, quem é o criador desse conceito e como você pode aplicar na sua empresa para se conectar com seus públicos.
O que é o Círculo Dourado?
Círculo Dourado é um conceito criado por Simon Sinek para explicar por que alguns líderes e empresas são capazes de inspirar as pessoas ao seu redor, enquanto outros não conseguem.
Segundo ele, líderes e empresas que entendem e comunicam o seu propósito se conectam profundamente com seus públicos, se destacam e têm sucesso. Por outro lado, aqueles que focam em aspectos funcionais constroem uma relação superficial e se tornam apenas mais um no mercado.
Uma das frases que resume esse conceito é esta: start with why (comece pelo porquê), que dá nome ao seu livro e à sua apresentação de maior sucesso. A seguir, você vai entender melhor o que isso quer dizer.
Entenda o conceito do Círculo Dourado
Simon Sinek explica que a Apple poderia ser apenas mais uma empresa de tecnologia, com os mesmos recursos, talentos e mídias que qualquer outra. Mas ela tem algo diferente que encanta, inspira e, é claro, vende: um propósito.
Enquanto as outras empresas estão vendendo computadores, a Apple está mostrando o que motiva a sua existência, as suas ações e estratégias.
Mas o que essa ideia tem a ver com um círculo? Simon Sinek criou o Círculo Dourado ou Golden Circle para explicar os padrões de comportamentos dos líderes que inspiram ou não inspiram.
O Círculo Dourado é formado por três círculos concêntricos. No meio, está o “porquê” (why); em seguida, o “como” (how); e, no círculo externo, o “o quê” (what)”.
Fonte: Simon Sinek
Todas as empresas sabem o seu “o quê”, ou seja, o que fazem e vendem. O “como” também é comum — grande parte das empresas tem processos e métodos para criar e vender seus produtos. Mas pouquíssimas sabem o seu “porquê”, por que fazem o que fazem, por que existem no mundo.
Por isso, o caminho mais comum é de fora para dentro — ou seja, começando pelo “o quê” —, porque é mais fácil e claro. Mas as empresas que realmente inspiram são aquelas que agem e se comunicam de dentro para fora — ou seja, começando pelo “porquê”, que é mais profundo e complexo.
O “porquê” é o propósito. É aquilo que motiva as pessoas a agirem, que mexe com as nossas emoções e afetos, que se conecta com os nossos valores.
Quando as empresas conseguem se conectar nesse plano subjetivo com seus públicos, o preço ou as características do produto passam a ser secundários. Elas se diferenciam no mercado e passam a representar uma ideia.
Quem é Simon Sinek?
Simon Sinek é um autor, palestrante e consultor britânico. Já escreveu diversos livros best-sellers que trazem um olhar inovador sobre negócios, empreendedorismo e liderança.
Sinek nasceu em 1973. É natural de Wimbledon, no Reino Unido, mas se estabeleceu nos Estados Unidos. Iniciou sua carreira em agências de publicidade e se formou como bacharel em antropologia cultural. Em 2007, fundou seu próprio negócio, Simon Sinek Inc., e iniciou a carreira como autor e palestrante.
Sinek se tornou mundialmente conhecido com sua fala no TED Talks, que popularizou o conceito do Círculo Dourado e iniciou um movimento para inspirar as pessoas em seu trabalho. A apresentação, realizada em 2009, tornou-se o terceiro mais assistido do TED.com, alcançou mais de 40 milhões de visualizações e foi legendado em 47 idiomas.
O livro “Start with Why”, lançado também em 2009, é um dos best-sellers do autor que ajudou a popularizar suas ideias.
Como aplicar o Golden Circle na sua empresa
De acordo com o conceito de Círculo Dourado, as pessoas não compram o que a sua empresa faz — elas compram o porquê a sua empresa faz.
Mas como aplicar essa ideia no seu negócio para se conectar com os consumidores e se destacar no mercado? A seguir, vamos ver algumas orientações para identificar o seu propósito e tornar a sua empresa mais inspiradora. Acompanhe:
Entenda por que a sua empresa existe
Como propõe Simon Sinek e o seu Círculo Dourado, comece pelo porquê. Entenda por que a sua empresa existe, qual a sua razão de ser, o que dá significado à sua existência.
É tentador pensar que a motivação de uma empresa é o lucro, não é? É claro que lucro é essencial, mas lembre que não é isso que conecta as pessoas. O propósito está no nível subjetivo e emocional, para se conectar emocionalmente com as pessoas.
O propósito tem relação com a Missão, que as empresas costumam definir no seu planejamento estratégico, ao lado da Visão e dos Valores. Mas existe uma sutil diferença: o propósito é aquilo que motiva a empresa a existir, enquanto a missão é a mudança que ela deseja causar no mundo.
No exemplo da Apple, Sinek explica que o propósito da empresa é desafiar o status quo. É isso que motiva todas as suas estratégias e que fica claro em todos os seus produtos e comunicações.
Crie uma cultura organizacional
Assim como o próprio conceito propõe, a aplicação do Golden Circle na sua empresa também deve partir de dentro para fora. Primeiramente, é preciso criar e consolidar uma cultura organizacional baseada no propósito.
Líderes e colaboradores são as pessoas que constroem uma empresa. Tudo o que é externalizado começa com eles. Por isso, eles devem compreender e absorver o propósito e os valores da empresa no seu dia a dia. Assim, a cultura organizacional pode transparecer na comunicação da empresa, em todos os pontos de contato com o consumidor.
Desenvolva líderes inspiradores
A consolidação de uma cultura organizacional baseada no propósito da empresa depende de líderes que inspirem os colaboradores. Eles também devem começar pelo porquê e se alinhar ao propósito da empresa em suas atividades, especialmente na relação com os seus liderados.
Para isso, é importante desenvolver os líderes do negócio, com treinamentos e mentorias, mas também contratar pessoas alinhadas à cultura organizacional e aos valores da empresa para os cargos de liderança.
Associe seu propósito e valores ao branding
Enquanto a cultura organizacional olha para dentro, o branding traduz o propósito e os valores da empresa para fora. Então, para comunicar o porquê da sua empresa, ele deve fazer parte do branding e transparecer na comunicação da marca.
O branding é a construção da marca planejada pela empresa, mas é na mente das pessoas que a imagem se consolida. Por isso, é importante construir uma marca consistente em torno do seu propósito e valores, que seja percebida em todos os pontos de contato com os clientes e consumidores.
Desenvolva uma comunicação inspiradora
A comunicação da marca é a forma de transmitir as definições do branding, inclusive o propósito da empresa. Então, se você quer inspirar as pessoas, é preciso transmitir o propósito da empresa também de forma inspiradora nas suas comunicações, em canais como redes sociais, anúncios, emails e outros.
Em geral, uma comunicação que inspira não será focada em preços, descontos e funcionalidades dos produtos. Perceba, na comunicação da Apple, por exemplo, que o foco está nos valores da marca, ligados à inovação, à criatividade e ao design, não exatamente no preço ou nas características do produto.
Fonte: Apple Insider
Crie uma relação com os consumidores
Empresas comuns estabelecem uma relação superficial, meramente comercial, com os consumidores. Se a empresa não tem um propósito, ela não consegue criar laços afetivos e emocionais. Então, a substituição por um concorrente acontece com mais facilidade.
Já as empresas que têm e comunicam seu propósito conseguem criar laços mais fortes com os seus consumidores. Então, use isso para criar uma relação duradoura, de confiança e identificação, que traga retornos em fidelização e recomendações.
Se a compreensão e a comunicação do propósito se transformam em uma relação forte, o preço ou as características do produto se tornam aspectos secundários na decisão de compra. Os consumidores compram seus produtos porque acreditam no seu propósito e se identificam com ele. A marca passa a ser uma ideia que faz parte da vida das pessoas.
Portanto, se você quer se conectar com os consumidores, comece pelo porquê. O Círculo Dourado de Simon Sinek pode ser a sua nova forma de se relacionar com o mercado.