SEO On Page são as otimizações que você pode fazer nas suas páginas para melhorar o seu posicionamento no Google. Se você quer aumentar a visibilidade da sua marca e o tráfego orgânico do seu site, essas otimizações podem fazer toda a diferença.
Alguns fatores de SEO On Page são simples de otimizar. Basta abrir a página de edição dos seus conteúdos e fazer os ajustes. Outras questões são mais técnicas e podem exigir um conhecimento mais avançado em códigos.
Mas agora vamos explicar em detalhes os principais elementos da página para você saber como otimizá-los. Acompanhe!
O que é SEO On Page?
SEO On Page são as otimizações em elementos da página de um site, com a intenção de posicioná-la nos primeiros resultados da busca orgânica do Google.
Esses elementos incluem o conteúdo da página, o título, os intertítulos, a URL, a velocidade de carregamento e a segurança, por exemplo. No momento de indexar e classificar as páginas da web, o Google avalia esses elementos para entender o que elas contêm e se elas oferecem uma boa experiência ao usuário.
Os fatores On Page estão sob controle do administrador do site. Ou seja, independem de qualquer ação externa para sua otimização.
Já o SEO Off Page se refere aos fatores que o algoritmo do Google avalia fora das páginas. Nesse caso, as otimizações dependem de terceiros, como a criação de um link em outro site referenciando a sua página.
12 fatores de SEO On Page melhorar sua posição no Google
Vamos conhecer agora quais são os principais fatores de SEO On Page que você pode otimizar no seu site. Você vai perceber que pequenos ajustes já fazem uma grande diferença!
Confira agora as dicas:
1. Velocidade
A velocidade de carregamento é um dos principais fatores de rankeamento do Google. A explicação é simples: o Google sabe que os usuários não querem perder tempo esperando uma página carregar. Então, para não oferecer uma experiência de busca demorada, o buscador valoriza os sites que carregam mais rapidamente.
Para otimizar a velocidade da página, você pode fazer diversos ajustes técnicos, especialmente nas imagens e no código. Use a ferramenta PageSpeed Insights do Google para avaliar suas páginas e saber quais pontos deve otimizar.
2. Compatibilidade com dispositivos móveis
A compatibilidade com dispositivos móveis também é um dos principais fatores de rankeamento do algoritmo. Mais uma vez, o Google não quer oferecer uma experiência de busca negativa para os usuários — e o buscador sabe que o mobile já superou o desktop, com 54.8% de todo o tráfego da web, como mostra o gráfico abaixo.
Para ter um site mobile-friendly, você também pode usar uma ferramenta gratuita do Google, o teste de compatibilidade com dispositivos móveis, que traz um relatório com recomendações de otimização.
Fonte: Statista
3. Segurança
Segurança é outra preocupação do Google pensando no usuário. O buscador quer contribuir para uma web mais segura, para que as pessoas não acessem sites que roubam seus dados nem caiam em fraudes.
Por isso, o buscador incluiu em seu algoritmo fatores de avaliação da segurança das páginas. Entre eles, o protocolo HTTPS é o principal elemento, pois indica que a página utiliza certificado digital e criptografia de dados.
Uma página que adota o HTTPS tem um cadeado ao lado da sua URL na barra do navegador, como você vê na imagem abaixo. Assim, também transmite mais confiança aos visitantes.
4. Qualidade do conteúdo
A qualidade de um conteúdo é essencial para oferecer uma boa experiência aos visitantes do site. Afinal, a essência de uma pesquisa no Google é encontrar respostas para dúvidas — e é isso que as páginas devem trazer em seus conteúdos.
Por isso, o Google utiliza uma série de fatores para entender a qualidade de um conteúdo. O buscador não revela abertamente quais são eles, mas alguns estão relacionados às ações do visitante em interação com a página, como o tempo da visita e os cliques em links.
Você também tem pistas de como melhorar a qualidade do conteúdo a partir das Diretrizes de Avaliação da Qualidade da Busca, que mostra o que um conteúdo deve ter para ser considerado de qualidade pelo Google:
- A especialidade do autor do conteúdo (Expertise);
- A autoridade do autor do conteúdo, do próprio conteúdo e do site (Authoritativeness);
- A confiabilidade do autor do conteúdo, do próprio conteúdo e do site (Trustworthiness).
5. Título da página
O título da página é um dos principais fatores do SEO On Page, já que o Google analisa esse elemento para entender o tema principal de uma página. Por isso, o título é usado na indexação da página, para que ela seja ativada nas pesquisas que se referem àquele tema.
O título é identificado no código HTML pela tag
, que se refere ao título que aparece na própria página. Sim, eles podem ser diferentes.
Mas o importante é que eles evidenciem o tema principal da página, preferencialmente com a palavra-chave do texto.
6. Heading tags
Heading tags são as marcações no código HTML que identificam o título e os intertítulos da página. O Google também analisa essas tags para entender o tema da página e a hierarquização do seu conteúdo.
A tag H1 se refere ao título da página, como vimos antes. Já as tags H2, H3 e assim por diante indicam os intertítulos de forma hierárquica. Assim, as heading tags não só orientam o Google, mas também melhoram a experiência de leitura do visitante.
7. Meta description
Meta description é outra marcação no código. Ela se refere à descrição da página, que aparece no resumo nos resultados da busca e em outros locais da web em que você compartilhar o link.
Portanto, é determinante para fazer os usuários clicarem e acessarem a página, embora o Google não utilize diretamente como um fator de rankeamento, apenas para saber mais sobre o conteúdo da página. Por isso, vale a pena criar um texto descritivo e persuasivo, preferencialmente com a palavra-chave, que pode ser negritada nos resultados da busca.
8. URL
URLs também dizem muito sobre uma página. Por isso, o Google também usa esse elemento da página para entender o seu tema principal.
Porém, URLs precisam ser descritivas para ajudar no SEO On Page. Evite aquelas URLs cheias de números e códigos, que não dizem nada para o usuário nem para o Google. Prefira aquelas que utilizam palavras — inclusive a palavra-chave da página — para descrever o seu conteúdo.
9. Posição da palavra-chave no conteúdo
O uso da palavra-chave no conteúdo de forma estratégica também ajuda no SEO On Page. Uma das posições de maior importância para a palavra-chave é no início de um conteúdo — provavelmente o Google entende que as primeiras linhas de um texto entregam o que a página vai abordar.
Porém, é preciso ter cuidado no uso de palavras-chave. O Google não utiliza mais a correspondência exata do termo com a pesquisa do usuário para indexar e classificar um conteúdo.
Atualmente, a inteligência artificial do buscador já entende a linguagem humana e os significados das palavras. Portanto, você pode usar sinônimos e termos relacionados para otimizar a página, em vez de repetir insistentemente a palavra-chave exata, o que prejudica a experiência do leitor.
10. Imagens
Imagens também contribuem para o SEO On Page. Elas melhoram a experiência na página, trazem informações ao Google e ainda podem aparecer nas buscas do Google Imagens — ou seja, mais uma fonte de tráfego orgânico.
A tecnologia do algoritmo já permite que o Google compreenda as imagens da web, mas quanto mais informações você trouxer sobre elas, mais chances você tem de aparecer nas buscas.
Para isso, otimize alguns elementos importantes da imagem, como o texto alternativo, que também serve para pessoas com deficiência que utilizam leitores de tela, e o nome do arquivo, que compõe a sua URL. Além disso, atente-se para o tamanho das imagens, que impacta na velocidade de carregamento da página.
11. Links internos
Links internos são as interligações entre páginas do próprio site dentro do seu conteúdo. Eles ajudam o Google a entender quais páginas são mais importantes no site, além de fazerem o usuário navegar por mais tempo no site e conhecer outros conteúdos.
Para criar uma boa estratégia de linkagem interna, é importante você entender quais páginas do site são mais relevantes e devem receber mais links. Além disso, a posição em que esses links aparecem no texto também importa — links no início do conteúdo tendem a ganhar mais relevância.
12. Rich snippets
Rich snippets são uma otimização de SEO On Page um pouco mais avançada. Eles são fragmentos do conteúdo da página que aparecem no seu resumo nos resultados da busca, mas que vão além da meta description. Dessa forma, tornam o resumo mais atrativo e informativo e conseguem gerar mais cliques.
Existem rich snippets de diversas formas, como avaliações, preços e disponibilidade de produtos, número de comentários, entre outros dados. Na imagem abaixo, por exemplo, você pode ver um rich snippet de avaliação de um filme.
Essas informações são incluídas por meio de dados estruturados. Neste link, o Google explica como incluir esse tipo de informação.
Lembre sempre que o foco do Google é oferecer a melhor experiência de busca aos usuários, desde quando digitam a sua pesquisa no buscador até encontrar a resposta que desejam. Portanto, toda otimização que você fizer deve mirar na satisfação dos seus visitantes.
Pronto, agora você já pode começar a fazer as otimizações de SEO On Page no seu site! Aqui na Agência Soma temos uma equipe especializada em SEO que pode ajudar você nessa tarefa.
Fale conosco para saber como podemos colocar seu negócio no topo do Google!