Google Shopping: o que é e como funciona?

AUTOR

yuriarea51

PUBLICADO EM

26 de setembro de 2022

Google Shopping

Durante 2020, o Google tornou gratuito exibir seus produtos no Google Shopping. Isso começou nos Estados Unidos em abril de 2020 e depois se estendeu ao resto do mundo durante o ano.

Também deve ser observado que essa alteração inicialmente se aplicava apenas à guia de compras e que o Google a estendeu à pesquisa do Google. Assim, qualquer e-commerce pode incluir seus produtos gratuitamente na plataforma de compras do Google.

A gigante das buscas está abrindo seu mercado removendo barreiras à entrada no Google Shopping para competir melhor com empresas como a Amazon.

Ao mesmo tempo, ele espera que a eliminação de taxas incentive um número significativo de empresas a querer vender seus produtos na Internet e, em particular, em sua plataforma.

Para ajudar você a entender mais sobre o Google Shopping, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é o Google Shopping?

O Google Shopping é um serviço do Google, que combina o poder do mecanismo de busca mais famoso do mundo “Google” com a possibilidade de comparar produtos online.

De fato, o Google Shopping é a plataforma de referência para ganhar visibilidade no Google, especialmente quando você tem um site de e-commerce.

É uma pequena aba que fica na página dos resultados de busca e que destaca diretamente os produtos procurados.

Dessa forma, os internautas podem pesquisar, comparar e comprar produtos físicos, presentes no banco de dados do Google.

Os resultados exibidos correspondem aos termos de pesquisa do usuário, ou seja, as palavras-chave usadas na hora da pesquisa.

A história do Google Shopping

A primeira versão do Google Shopping foi chamada Froogle. Na época, era apenas uma ferramenta de pesquisa dedicada a produtos. Os usuários inseriam o nome de um produto e, em seguida, era apresentado um monte de links para sites que ofereciam esse produto.

Com o tempo, o serviço melhorou para competir melhor com o eBay e a Amazon. Por exemplo, tornou-se possível comparar os preços dos itens no Google.

E então, em 2012, por alguma razão, ele mudou para o modelo pago. A partir daí, a plataforma se tornou uma extensão do Google Ads (na época chamada de Google Adwords).

Em 2019, o Google Shopping se tornou mais eficiente com recomendações personalizadas baseadas em dados e características do usuário.

Até então, os lojistas tinham que pagar para estar presente no Google Shopping. Por causa desse valor, os produtos disponíveis eram bastante limitados aos das principais marcas.

Coincidência ou não, após a pandemia de coronavírus, o Google está retornando a um equivalente do “Froogle”, no qual a exibição de produtos é novamente gratuita no Google Shopping.

Como funciona o Google Shopping?

Existem milhares de sites de e-commerce. Mas o consumidor não os conhece. Por exemplo, poucas pessoas conhecem o Etsy.

O Google Shopping é, portanto, uma forma de ganhar visibilidade. Em outras palavras, você tem acesso imediato a toda a base de usuários do Google, o que só pode potencialmente aumentar suas vendas.

Hoje, você pode listar todo o seu catálogo de produtos gratuitamente. E estes são, então, pesquisados através da plataforma em todo o mundo.

O Google funciona graças à indexação (SEO) que realiza de todos os sites do mundo. E com essa mesma estratégia ele pretende conquistar a busca por produtos para e-commerce.

Através de um feed fornecido por diferentes lojas online, o Google indexa os produtos e os mostra aos usuários quando realizam uma pesquisa.

Diferente de outros como a grande Amazon, o Google Shopping não é uma loja virtual ou Marketplace, mas um local para pesquisar e comparar preços, e que envia o usuário para o site da loja que faz a venda online.

Dessa forma, ao cadastrar seus produtos, qualquer usuário poderá encontrá-los e comprá-los com outras lojas ao pesquisar no Google.

Por que usar o Google Shopping?

Como você já sabe, o Google Shopping é uma plataforma poderosa, cujas principais vantagens são as seguintes.

Um volume de pesquisa mais alto

Tráfego, tráfego e tráfego! Novamente, no Marketing Digital, a aquisição de tráfego é fundamental.

O Google é o maior mecanismo de busca do mundo, com mais de 6,90 bilhões de consultas de pesquisa todos os dias. De muitas maneiras, é primeiro ponto de entrada para a maioria dos usuários da Internet.

Ao contrário do que se pensa, a Amazon não tem o monopólio total do comércio eletrônico.

Mais de 80% dos compradores iniciam sua pesquisa de produtos no Google. E com o Google Shoppinggratuito, é provável que esse percentual aumente.

Melhor segmentação de tráfego

Todo empreendedor sabe que maior tráfego não significa necessariamente mais vendas. Por essa razão, você deve segmentar pessoas que têm o orçamento e o desejo de comprar seus produtos.

Para isso, o Google Shopping é, portanto, uma plataforma bastante atraente, pois exibe seus produtos para pessoas que pretendem comprar seus produtos.

Aliás, diferentemente da busca convencional, você pode ter quase certeza de que os termos inseridos no Google Shopping tem a ver com os produtos.

Aumente sua taxa de conversão

Como eu já disse, uma maior visibilidade não significa necessariamente uma decisão de compra automática. De fato, mesmo que o Google Shopping permita que as empresas aumentem seu nível de visibilidade, sua função não se detém nisso.

Através desta ferramenta, você também pode exibir a imagem de seus produtos nos resultados de pesquisa. Além disso, você pode integrar suas principais características, incluindo preços.

Todas essas informações permitem, portanto, que o usuário tome uma decisão de compra graças apenas aos resultados do Google Shopping.

Com as imagens e preços dos produtos, seus anúncios são mais propensos a se converter em uma compra. Por outro lado, o Google Shopping permite que os internautas comprem os produtos desejados diretamente na plataforma.

Desvantagens do Google Shopping

É claro que nem tudo que é apenas maravilhas. Existem algumas desvantagens que precisam ser mencionadas:

Você compete com o preço

Normalmente, os “vitoriosos” serão aqueles que oferecem o melhor preço para esse produto. É por isso que às vezes é difícil ter sucesso nessa ferramenta. Se seus preços não forem competitivos, será quase impossível para você conseguir qualquer coisa.

Grandes empresas

Amazon, Casas Bahia, Americanas, Submarino, Magazine Luiza… eles parecem familiares para você, não é? Bem, saiba que você terá que competir com eles, e isso diminuirá suas oportunidades, a menos que você dê algum valor ao seu produto.

Como vender no Google Shopping?

Agora que você já entendeu um pouco sobre o funcionamento do Google Shopping, deve estar se perguntando: “mas como começar?”, não é mesmo?

É simples! Primeiro de tudo, como sempre, você precisa de uma conta do Google (como o Gmail). Em seguida, basta seguir os passos abaixo:

Entre na sua conta do Merchant Center

Em seguida, insira informações sobre sua empresa, como:

  • O nome do seu site,
  • O nome da sua empresa,
  • Os países em que você opera…

Nota: o nome da empresa também é o da sua conta de comerciante.

Então, o Google pede que você instale um arquivo no servidor do seu site para verificar se você o possui.

Então, tudo o que você precisa fazer é inserir seu catálogo de produtos.

O que é possível vender no Google Shopping?

Você pode vender qualquer tipo de produto através do Google Shopping, assim como pode fazer na Amazon ou no Mercado Livre.

No entanto, existem regras a serem respeitadas sob o risco de sua conta ser suspensa.

Por exemplo, o Google proíbe a venda de certos produtos específicos, como:

  • Falsificação: você só pode vender produtos autênticos;
  • Produtos perigosos: drogas de todos os tipos, armas, munições, fogos de artifício, explosivos, bem como quaisquer instruções para fazer esses itens perigosos;
  • Conteúdo inadequado: qualquer coisa que o Google considere susceptível de causar ofensa, discriminação ou violência.

O Google também limita a venda de certos produtos, de acordo com as políticas locais:

  • Conteúdo adulto: o Google permite produtos destinados a adultos, mas com restrições rígidas de idade para usuários da Internet.
  • Bebidas alcoólicas: o Google permite a promoção de álcool, mas novamente seguindo regras precisas sobre a idade legal ou autorização para vender álcool em um país.
  • Conteúdo relacionado a jogos: o Google também tem suas próprias regras sobre a promoção de produtos relacionados a jogos de azar.

Outras restrições se aplicam a produtos de saúde, conteúdo político e material protegido por direitos autorais.

Em suma, são as mesmas regras ou semelhantes que você encontra para seus anúncios na rede de pesquisa.

Como ter sucesso no Google Shopping?

Para lhe ajudar a ter sucesso com essa ferramenta, eu preparei algumas dicas que podem lhe ajudar:

Escreva um título de 70 caracteres

Além dos 70 caracteres, um título não é mais exibido, mesmo que seja possível escrever até 150 caracteres. Sem contar que isso se torna chato para os internautas. Então, seja breve e preciso.

Adicione uma palavra-chave no início e, em seguida, especifique claramente o tipo de produto e marca.

O objetivo? Otimize seu SEO e atraia apenas clientes potenciais qualificados!

Escreva uma descrição de cauda longa

Essencial para o seu SEO, cuide da descrição do produto e pense em particular na cauda longa. Essas palavras-chave ajudam você a se colocar em consultas menos competitivas, mas muito mais qualitativas. Talvez seu tráfego seja mais restrito, no entanto, sua taxa de conversão disparará!

Mantenha seu fluxo de produtos

Mantenha seu catálogo de produtos atualizado em todas as circunstâncias! Imagine que um internauta clique em um dos seus links e chegue a uma menção “fora de estoque”. Isso provavelmente o irritará e, em vez de procurar um produto similar, ele deixará seu e-commerce.

Para maximizar seu ROI, lembre-se de remover regularmente itens fora de estoque, mesmo que você planeje renovar o estoque em breve. De fato, sempre será possível referenciá-los novamente.

Adicione uma imagem otimizada

A foto do produto permite que os usuários da Internet formem sua opinião sobre as mercadorias. Para que eles se sintam seguros com seus itens, para acionar o ato de compra, cuide de suas imagens.

Sempre que possível, use fotos em alta definição, em um formato de 800 x 800 pixels, que é o tamanho máximo aceito pelo Google.

Para destacar o objeto, prefira uma foto em um fundo branco (ou simples) ou colocada em uma situação (uma peça de vestuário usada, um sofá colocado em uma sala de estar, um computador aberto…).

Use a prova social

As provas sociais são cada vez mais importantes em tudo o que tem a ver com compras on-line.

Os usuários querem ler a opinião de outras pessoas para verificar se o produto é bom ou não. A ideia é simples, o que você compraria antes… um produto que várias pessoas recomendam a você ou outro sobre o qual ninguém diz nada?

Lógico, certo?

Bom, no Google Shopping há a opção de usar esse gatilho mostrando o número de estrelas de um produto.

Por que os anúncios do Google Shopping agora são gratuitos?

Esta é provavelmente a questão mais interessante desta nova medida.

O gigante americano é dotado de uma onda de generosidade para permitir que grandes e pequenos comerciantes eletrônicos desfrutem de uma experiência máxima no Google e aumentem sua visibilidade?

Em suma, assim como não é cobrado dos sites para fazer parte do índice de pesquisa do Google, os produtos de varejistas participantes também podem aparecer nos resultados sem nenhum custo para eles.

Faz sentido, não é mesmo?

Conclusão

Como vimos, a guia Google Shopping está evoluindo. De fato, é uma coisa boa estratégia para gerar uma nova fonte de tráfego gratuito para o seu site de e-commerce.

O Google Shopping é um agregador de dados que coleta informações de preços de todos os vendedores na Web.

Portanto, para ter sucesso, é essencial manter os preços baixos se você quiser atrair usuários da Internet e aumentar as vendas de seus produtos.

Além disso, trabalhe nas informações do seu produto no Google Shopping, como você faz nas suas descrições de produtos, especialmente nas fotos.

Gostou de saber mais sobre o Google Shopping? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!